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dc.contributor.authorCoelho, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Denise Rossatopt_BR
dc.contributor.authorDumke, Anelisept_BR
dc.contributor.authorKnorst, Marli Mariapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T02:36:08Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0101-5575pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158066pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A educação médica e de outros profissionais da saúde é uma importante ferramenta no controle e na prevenção do tabagismo. Entretanto, há evidências de que os estudantes de medicina têm um conhecimento pobre sobre doenças tabaco-relacionadas. Os objetivos do estudo foram avaliar os conhecimentos sobre o tabagismo entre estudantes de medicina e o impacto de uma intervenção sob a forma de seminário. Além disso, verificamos o papel que os estudantes acreditam ter na luta contra o tabagismo. Métodos: Estudo transversal. Os estudantes responderam questionários antes e após um seminário sobre tabagismo com cerca de 90 minutos de duração. Resultados: Foram incluídos no estudo 171 estudantes de medicina. Considerando-se todas as questões abordadas, os alunos tiveram um percentual geral de acertos de 72,9% no pré-teste e de 95,8% no pós-teste. O aborto espontâneo, a morte perinatal e alguns tipos de câncer (como pâncreas, rim, cérvice uterina, estômago e bexiga) não foram considerados como atribuíveis ao tabagismo por um percentual significativo de estudantes. Conclusão: No nosso estudo, encontramos melhora estatisticamente significativa em quase todas as questões sobre tabagismo após uma abordagem com seminário específico sobre o tema com cerca de 90 minutos de duração.pt_BR
dc.description.abstractBackground: Medical education, as well as that of other health care givers, is crucial in the control and prevention of tobacco use. However, evidence suggests that medical students have poor knowledge about tobacco-related diseases. This study aims to evaluate knowledge about cigarette-smoking among medical students, and assess the impact of a seminar. Conversely, the students’ beliefs and attitudes regarding tobacco control were observed. Methods: Cross-sectional survey. The students completed questionnaires before and after a 90-minute seminar about cigarette- smoking. Results: A total of 171 medical students were included in the study. Considering all questions, the students had an overall rate of 72.9% correct answers in the pre-test and 95.8% in the post-test. Spontaneous abortion, perinatal death, and certain kinds of cancer (like pancreas, kidney, uterine cervix, stomach and bladder cancer) were not considered tobacco-related by a significant percentage of students. Conclusion: The study found statistically significant improvement in almost all questions about smoking after students had attended a 90-minute specific seminar on the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 94-99pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSmokingen
dc.subjectTabagismopt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectMedical studentsen
dc.subjectMedical educationen
dc.titleConhecimentos sobre tabagismo entre estudantes de medicinapt_BR
dc.title.alternativeSmoking knowledge among medical students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000868407pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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