Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso ...
Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1261)
Este item está licenciado na Creative Commons License