Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosalia Angelita Neumannpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Tiele Patríciapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T02:28:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158020pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to analyze three female characters from Victorian England novels: Catherine Earnshaw, from Wuthering Heights, by Emily Brontë, and Jane Eyre and Bertha Mason, from Jane Eyre, by Charlotte Brontë. The object of analysis is their subjectivity, i.e., their minds, consciousnesses, and beliefs, related to being a woman in Victorian society. Firstly, we define what Gothic is and how Gothic elements are related to these novels. Then, we comment on Victorian society and ideals for women using the concept of “The Angel in the House,” and the life of the Brontë sisters. Finally, we comment on the novels and each of the three characters: Catherine – a wild-natured girl, and her transgressions to the feminine social ideal; Jane – an orphan girl and her search for love and identity, whose views on gender and marriage are far-ahead from her time; and Bertha Mason – the madwoman in the attic and her relation to Jane’s subjectivity.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar três personagens femininas de romances da Inglaterra Vitoriana: Catherine Earnshaw, de Wuthering Heights, escrito pela Emily Brontë, e Jane Eyre e Bertha Mason, de Jane Eyre, escrito pela Charlotte Brontë. O objeto de análise é a subjetividade dessas personagens, i.e., suas mentes, consciências e crenças, relacionadas à vida como mulher na sociedade Vitoriana. Em primeiro lugar, definimos o que é o gótico e como elementos góticos relacionam-se a esses romances. Então, comentamos sobre a sociedade Vitoriana e os seus ideais femininos através do conceito do “Anjo do Lar” (The Angel in the House), e sobre a vida das irmãs Brontë. Por último, comentamos sobre os romances e cada uma das personagens: Catherine – uma menina de natureza selvagem e suas transgressões ao ideal feminino social; Jane – uma menina órfã e sua busca por amor e identidade, cujas opiniões a respeito de gênero e casamento estão bem à frente de seu tempo; e Bertha Mason – a louca no sótão (the madwoman in the attic), e sua relação com a subjetividade da Jane.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrontë, Emily Jane, 1818-1848 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectBrontë, Charlotte, 1816-1855 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura femininapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectEra vitorianapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleCatherine Earnshaw, Jane Eyre, and Bertha Mason : women’s subjectivity in victorian literaturept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001020052pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples