Show simple item record

dc.contributor.advisorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.contributor.authorZaniol, Vanessapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T02:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157994pt_BR
dc.description.abstractDevido à minha experiência como bolsista em um programa de extensão da UFRGS cujo objetivo principal é discutir sobre o lúdico na sala de aula e em virtude das leituras e reflexões que realizei sobre este assunto, percebi a necessidade de investigar sobre a utilização do recurso lúdico no ambiente escolar. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a importância que o jogo desempenha na sociedade e, consequentemente, na sala de aula. Para tanto, foram elaborados, a partir de leituras e reflexões sobre o tema, quatro jogos para uma turma de ensino médio da rede pública. Com o objetivo de relatar as observações feitas durante a realização das atividades lúdicas na sala de aula, estes jogos foram aplicados e os resultados foram apresentados considerando as perspectivas apontadas pelos autores que abordam este tema. Conclui-se que há a possibilidade de interferência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua ao utilizar o recurso lúdico na sala de aula. As habilidades produzidas pela realização das atividades estão associadas à interação, criatividade, iniciativa, autonomia, cooperação, interesse, entre outras. É necessária, portanto, uma reconsideração sobre o papel que o recurso lúdico desempenha atualmente na sala de aula, visto que foi possível verificar claramente os resultados obtidos desta prática.pt_BR
dc.description.abstractDue to my experience as a scholarship student in an UFRGS’ extension program whose main objective is to discuss about the ludic aspect in the classroom and the readings and reflections about this subject, I noticed the necessity to investigate the use of the ludic resource in the classroom. In this way, the objective of this paper is to present the importance of the game in society and, consequently, in the classroom. For that, based on my readings and reflections on the theme, four games were elaborated for a high school classroom of a public school. In order to verify the effects when conducting ludic activities in the classroom, those games were applied and the results were presented according to the perspectives pointed out by the authors who wrote about this theme. It is possible to conclude that there is the possibility to interfere in the process of teaching-learning a language when the playful resource is used in the classroom. The abilities generated by the accomplishment of the activities are related to interaction, creativity, initiative, autonomy, cooperation, interest, among others. Therefore, it is necessary to reconsider the role that the playful resource plays currently in the classroom, since it was possible to clearly identify the results obtained from this practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLudicen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPlayfulen
dc.subjectImportance of gamesen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLanguage teachingen
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectJogo : Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.titleA utilização do lúdico como recurso no processo ensino-aprendizagem do inglês numa turma de ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001020056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record