Criative : material de incentivo à arte nas escolas
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O ensino da arte-educação no Brasil tem passado por mudanças em sua estrutura mesmo antes de ser introduzido como matéria obrigatória nas escolas. Estas mudanças e na maioria das vezes, a falta de organização curricular para a disciplina, tornam as aulas de arte-educação, em aulas vagas e descontextualizadas do seu propósito inicial, fazendo com que os alunos passem por essas disciplinas durante os anos escolares sem vivenciar as enriquecedoras contribuições que a arte pode proporcionar às suas ...
O ensino da arte-educação no Brasil tem passado por mudanças em sua estrutura mesmo antes de ser introduzido como matéria obrigatória nas escolas. Estas mudanças e na maioria das vezes, a falta de organização curricular para a disciplina, tornam as aulas de arte-educação, em aulas vagas e descontextualizadas do seu propósito inicial, fazendo com que os alunos passem por essas disciplinas durante os anos escolares sem vivenciar as enriquecedoras contribuições que a arte pode proporcionar às suas vidas. Além disso, a falta de incentivo e de propostas diferenciadas para trazer a arte ao contexto de mundo do aluno faz com que estes estudantes não sintam interesse em aprender arte, pois a visualizam como algo fora da sua esfera de conhecimento e alcance. Portanto, o presente trabalho de conclusão de curso visou à criação de um material didático que auxilie e incentive o ensino de arte-educação nas salas de aula das escolas de Ensino Público do Brasil. Este projeto é dividido em três partes metodológicas, que são: Pré-Projeto, Projeto e Pós Projeto. Durante o desenvolvimento do trabalho foram constituídos requisitos projetuais. O resultado foi a elaboração do material Criative – atividades de arte, no qual foram desenvolvidas cartas didáticas para serem utilizadas em sala de aula, instigar o uso e aprendizado dos alunos em arte-educação. ...
Abstract
The teaching of art education in Brazil has gone through changes in its structure even before it has been introduced as a compulsory subject in schools. These changes, and in most cases the lack of curricular organization of the discipline, turn art-education, in vague and decontextualized classes from their initial purpose, causing students to pass through these disciplines during the years without experiencing the enriching contributions that art can provide. In addition, the lack of incentiv ...
The teaching of art education in Brazil has gone through changes in its structure even before it has been introduced as a compulsory subject in schools. These changes, and in most cases the lack of curricular organization of the discipline, turn art-education, in vague and decontextualized classes from their initial purpose, causing students to pass through these disciplines during the years without experiencing the enriching contributions that art can provide. In addition, the lack of incentive and differentiated proposals to bring art closer to the student's world context makes them not being interested in learning art because they perceive it as something outside their sphere of knowledge and scope. Therefore, the present completion couse work aimed at the creation of a didactic material that assists and encourages the teaching of Art-education in the classrooms of the public schools of Brazil. This project is divided into three methodological parts, which are: Pre-Project, Project and Post-Project. During the development of the work were specified design requirements. The result was the elaboration of the Creative - art activities, in which didactic letters were developed to be used in the classroom, instigating students' use and learning in art education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License