Olá : soluções gráfico digitais para facilitar o ensino e aprendizagem de português para imigrantes no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com a percepção de que a qualidade de vida dos imigrantes no Brasil é influenciada pelo não conhecimento do português cotidiano, este trabalho de conclusão de curso pretende criar uma solução para auxiliar neste problema. Ele se baseia no estudo do público-alvo; nos conhecimentos da Semiótica em conjunto com o Design Instrucional; nas metodologias Recursive and Reflective Design and Development e Rational Unified Process; e na análise de entrevistas e similares para criar diretrizes de projeto. ...
Com a percepção de que a qualidade de vida dos imigrantes no Brasil é influenciada pelo não conhecimento do português cotidiano, este trabalho de conclusão de curso pretende criar uma solução para auxiliar neste problema. Ele se baseia no estudo do público-alvo; nos conhecimentos da Semiótica em conjunto com o Design Instrucional; nas metodologias Recursive and Reflective Design and Development e Rational Unified Process; e na análise de entrevistas e similares para criar diretrizes de projeto. Depois, estes norteadores são trabalhadas na fase de desenvolvimento, onde são traduzidas em forma de um jogo para smartphone que disponibiliza minigames para o aprendizado da língua portuguesa, sem fazer uso da tradução; e um currículo para o acesso ao mercado de trabalho. ...
Abstract
Knowing that immigrant’s life quality is influenced on knowing daily spoken portuguese, this project intends on creating a solution to this problem, through Visual Design. It is based on the target audience research; Semiotic’s and Instructional Desing’s knowledges; Recursive and Reflective Design and Development and Rational Unified Process methodologies, as well on other material’s analisis to create project guidelines. Those are reviewed on the development stage, in which they are transforme ...
Knowing that immigrant’s life quality is influenced on knowing daily spoken portuguese, this project intends on creating a solution to this problem, through Visual Design. It is based on the target audience research; Semiotic’s and Instructional Desing’s knowledges; Recursive and Reflective Design and Development and Rational Unified Process methodologies, as well on other material’s analisis to create project guidelines. Those are reviewed on the development stage, in which they are transformed into a game that uses a series of minigames to teach basic portuguese without using word translation. When the game is finished, it permits the user to fill an employment data, that can be used to access the job market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
-
TCC Design (387)
Este item está licenciado na Creative Commons License