Ferramenta digital para agendamento de atendimento médico em unidades de saúde 100% SUS
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2016Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O agendamento de consultas de especialidade médica é um processo altamente dependente de instâncias burocráticas, a despeito dos grandes avanços tecnológicos que ocorreram em nossa sociedade nas últimas décadas. Visando uma simplificação no processo, pensou-se em uma ferramenta digital que facilitasse o acompanhamento destes agendamentos pelos pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS. Através de um recorte geográfico na região metropolitana de Porto Alegre (RS), pôde-se entender melhor a popu ...
O agendamento de consultas de especialidade médica é um processo altamente dependente de instâncias burocráticas, a despeito dos grandes avanços tecnológicos que ocorreram em nossa sociedade nas últimas décadas. Visando uma simplificação no processo, pensou-se em uma ferramenta digital que facilitasse o acompanhamento destes agendamentos pelos pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS. Através de um recorte geográfico na região metropolitana de Porto Alegre (RS), pôde-se entender melhor a população da região e caracterizar o público do produto. Foi empregada a metodologia para o desenvolvimento de produtos digitais de Jesse James Garrett (2011), que em suas cinco fases (ou planos) guia a construção do produto desde seus aspectos mais abstratos até os mais concretos. Na primeira (Estratégia) e segunda (Escopo) etapas, compreende-se o perfil do usuário por meio de técnicas como pesquisas, questionário, personas, cenários e mapas de jornada do usuário, para determinar o que a ferramenta deve fazer para atender às suas necessidades. Através de uma análise de similares, entende-se o estado da arte para, então, definir a visão de produto e suas especificações funcionais e de conteúdo. Na etapa de Estrutura, se estabelece de maneira geral como as funcionalidades são organizadas em um fluxo básico de interação orientado a telas, enquanto que na quarta fase (Esqueleto) é feito um detalhamento das informações. Por fim, na etapa de Superfície, dá-se o tratamento gráfico final. A partir disto, foram criadas duas alternativas, posteriormente testadas com usuários que correspondessem às personas previamente delimitadas. Seguindo as análises das métricas e da avaliação dos usuários, gerou-se uma versão final para responder aos problemas levantados durante as sessões de teste. As modificações, bastante pontuais, buscaram melhorar a clareza na utilização da ferramenta e das informações disponibilizadas nela ao usuário. Como sugestão para trabalhos futuros está o desenvolvimento dos demais módulos que compõem a ferramenta, direcionados a secretaria de saúde, unidade de saúde e profissional de saúde. ...
Abstract
The scheduling of medical appointments is a process highly dependent on bureaucratic instances, in spite of the great technological advances that have occurred in our society in the last decades. Aiming for simplifying the process, a digital tool was thought to facilitate the monitoring of these schedules by the patients of the Brazil’s unified health system, (Sistema Único de Saúde, SUS). Through a geographic cut in the metropolitan region of Porto Alegre (State of Rio Grande do Sul), it was p ...
The scheduling of medical appointments is a process highly dependent on bureaucratic instances, in spite of the great technological advances that have occurred in our society in the last decades. Aiming for simplifying the process, a digital tool was thought to facilitate the monitoring of these schedules by the patients of the Brazil’s unified health system, (Sistema Único de Saúde, SUS). Through a geographic cut in the metropolitan region of Porto Alegre (State of Rio Grande do Sul), it was possible to better understand the population of the region and to characterize the public of the product. Jesse James Garret’s methodology for the development of digital products (2011) was used, which in its five phases (or plans) guides the construction of the product from its most abstract up to its most concrete aspects. In the first (Strategy) and second (Scope) steps, the user profile is understood through techniques such as surveys, questionnaire, personas, scenarios and user journey maps to determine what the tool should do to meet their needs. Through a similar analysis, the state of the art is understood to define the vision of the product and its functional and content specifications. In the Structure stage, it is generally established how the functionalities are organized in a basic flow of screenoriented interaction, while in the fourth phase (Skeleton) information receives specific detailing. Finally, in the Surface stage, the final graphic treatment is given. From this, two alternatives were created, later tested with users that corresponded to the personas previously delimited. Following the analyzes of the metrics and the evaluation of the users, a final version was generated to answer the problems raised during the test sessions. The modifications, rather punctual, sought to improve the clarity in the use of the tool and the information made available to the user. As a suggestion for future work is the development of the other modules that make up the tool, directed to the health secretariat, health unit and health professional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
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