Desenvolvimento de interface de aplicativo para o Projeto Esporte Brasil
Fecha
2016Tutor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
No contexto da educação física na educação básica, o Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) surgiu com a proposta de sugerir instrumentos de fácil aplicação e baixo custo para coletar indicadores de desenvolvimento de crianças e jovens de 6 a 17 anos e realizar avaliações de aptidão física (PROJETO ESPORTE BRASIL, 2016). O banco de dados composto pelos resultados de avaliações enviados pelos profissionais de todo o país que aplicam o programa é amplamente utilizado como base para diversas pesquisas ...
No contexto da educação física na educação básica, o Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) surgiu com a proposta de sugerir instrumentos de fácil aplicação e baixo custo para coletar indicadores de desenvolvimento de crianças e jovens de 6 a 17 anos e realizar avaliações de aptidão física (PROJETO ESPORTE BRASIL, 2016). O banco de dados composto pelos resultados de avaliações enviados pelos profissionais de todo o país que aplicam o programa é amplamente utilizado como base para diversas pesquisas e análises realizadas pelos coordenadores do projeto e pesquisadores da área. O problema identificado reside no fato de que muitos pro-fissionais não enviam seus dados para o sistema devido à grande carga de trabalho e tempo dispendido no processo, já que a interface atual apresenta problemas de usabilidade. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo projetar a interface do sistema de avaliação de aptidão física do PROESP-BR visando facilitar a coleta, en-vio, recuperação e visualização dos dados através de princípios conhecidos de de-sign de experiência do usuário. Para tal, tomou-se como base a metodologia de Garrett (2011), incluindo ferramentas que possibilitam a participação ativa dos usuá-rios no desenvolvimento do projeto. Na pesquisa, foi possível identificar que os moti-vos que têm levado os profissionais a não utilizarem o sistema do PROESP-BR en-volvem, principalmente, experiências negativas de interação com a interface do sis-tema, levando os usuários a abandoná-lo. Após a definição do escopo do produto a ser projetado, a aplicação de ferramentas participativas possibilitou o desenvolvi-mento da estrutura de informações e funções do aplicativo, bem como a organização visual dos elementos nas telas. Uma nova interface para o sistema foi proposta le-vando em consideração padrões contemporâneos de web design e os requisitos de-finidos no estudo. Após um teste final com usuários, o protótipo foi considerado vali-dado e com grandes possibilidades de implementação. ...
Abstract
In the context of physical education in basic education, Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) came up with the proposal to suggest easy to use and low cost tools to collect child and youth (6-17 years) development indicators and conduct physical fitness assessments (PROJETO ESPORTE BRASIL, 2016). The database wich con-sists of the results of assessments made by professionals from around the country who implement the program is widely used as a basis for several research and analysis carried out b ...
In the context of physical education in basic education, Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) came up with the proposal to suggest easy to use and low cost tools to collect child and youth (6-17 years) development indicators and conduct physical fitness assessments (PROJETO ESPORTE BRASIL, 2016). The database wich con-sists of the results of assessments made by professionals from around the country who implement the program is widely used as a basis for several research and analysis carried out by the Project coordinators and researchers. The problem identi-fied is the fact that many professionals do not send their data to the system because of the large workload and time spent in the process, since the current interface has usability issues. Therefore, the present work aims to design the PROESP-BR physi-cal fitness evaluation system interface to facilitate the collection, submission, retrieval and visualization of data by known user experience design principles. To this end, it took as a basis the Garrett (2011) method, including tools that enable the active par-ticipation of users in the project development. In this research, it was possible to identify that the reasons that have led professionals to not use the PROESP-BR sys-tem mainly involve negative interaction experiences with the system interface, leading users to abandon it. After defining the scope of the product to be designed, the use of participatory tools allowed the development of the information structure, the application functions and the visual organization of the elements in the screens. A new interface for the system was proposed considering contemporary web design standards and the requirements defined in the study. After a final test with users, the prototype was considered validated and with great possibilities of implementation. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Diseño (387)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License