Listar Tesinas de Curso de Grado por autor "Rottava, Lucia"
Mostrando ítems 1-10 de 10
-
A análise dos recursos semântico-discursivos de avaliatividade e de ideação em artigos de opinião produzidos em contexto acadêmico
Machado, Bruna Moretto (2022) [Tesinas de grado]Esta monografia foi desenvolvida à luz da Linguística Sistêmico-Funcional, teoria criada por Halliday (1978) e demais seguidores, como Martin (1992), Matthiessen (1999) e Martin e Rose (2007). A teoria possui caráter social, ... -
Desvio de percurso : caminhos possíveis para o ensino de línguas a partir do ciclo de ensino/aprendizagem Reading to Learn
Weber, Fernanda (2021) [Tesinas de grado]Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral elaborar uma proposta de ensino de leitura e escrita que tem como base as orientações teóricas do Ciclo de Aprendizagem do Programa Reading to Learn (R2L) que foi ... -
Escrita acadêmica e gêneros : uma análise sob o prisma da linguística sistêmico-funcional
Lopes, Izabel Maria da Silva (2016) [Tesinas de grado]O presente trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1978; Halliday e Hasan 1985; Halliday e Matthiessen, 2004) e da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney (Martin ... -
Espanhol como língua estrangeira : uma análise sobre a interação em textos escritos e orais produzidos em contextos de escola pública
Maciel, Marcelo Gonçalves (2012) [Tesinas de grado]O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre as condições em que a interação é construída, tomando como objeto de análise produções escritas e orais, com base em uma concepção interativa de ... -
A estrutura esquemática e os recursos semântico-discursivos de textos de graduandos : um estudo preliminar
Hoerlle, Sara Thaís (2019) [Tesinas de grado]Esta monografia tem como objetivos mapear a estrutura esquemática de textos produzidos por graduandos do primeiro semestre do curso de Letras e identificar alguns recursos semântico-discursivos presentes nos textos. A ... -
Leitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitores
Silva, Bibiana Pereira da (2016) [Tesinas de grado]Este trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada ... -
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
Troian, Izadora Chagas (2018) [Tesinas de grado]Esta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos ... -
O processo de retextualização de elementos culturais no texto escrito do aluno de espanhol-LE
Almeida, Michele Mafessoni de (2013) [Tesinas de grado]O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre o modo como os alunos de espanhol-LE, no contexto de escola pública, retextualizam as informações culturais a que são expostos, tomando como objeto ... -
A representação do conhecimento na BNCC : uma análise sistêmico funcional
Abreu, Elenna Silva de (2022) [Tesinas de grado]A presente monografia busca compreender que tipo de conhecimento é trazido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas seções de Linguagens e suas Tecnologia e Língua Portuguesa, e como esse conhecimento é representado ... -
Tarefas no ensino de espanhol-LE para crianças : um estudo de análise e proposição sob a abordagem comunicativa
Medeiros, Ema Luele Paixão de (2015) [Tesinas de grado]O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre a experiência inicial da autora como professora de Espanhol como Língua Estrangeira (doravante, Espanhol-LE) para crianças e, a partir desta reflexão, ...