Análise da correlação entre a criatividade em atributos de forma e função com o sucesso de produtos de bens de consumo
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Data
2017Tipo
Resumo
A possibilidade de se medir ou avaliar a criatividade foi apresentada por Joy Guilford, na década de 1950, gerando uma grande quantidade de métodos que permitissem sua avaliação, sob diferentes pontos de vista. Atualmente, embora a quantidade de métodos tenha aumentado consideravelmente, observa-se um número pequeno de pesquisas direcionando a técnica de avaliação consensual para a produção criativa, ou seja, tendo como foco produtos criativos. Neste contexto, identificou-se uma lacuna referent ...
A possibilidade de se medir ou avaliar a criatividade foi apresentada por Joy Guilford, na década de 1950, gerando uma grande quantidade de métodos que permitissem sua avaliação, sob diferentes pontos de vista. Atualmente, embora a quantidade de métodos tenha aumentado consideravelmente, observa-se um número pequeno de pesquisas direcionando a técnica de avaliação consensual para a produção criativa, ou seja, tendo como foco produtos criativos. Neste contexto, identificou-se uma lacuna referente ao uso de atributos intrínsecos, criatividade e a possível correlação com o sucesso utilizando um método de medição. Estudos apontaram para a técnica de avaliação consensual, adaptado e utilizado por Christiaans em 1992 e desenvolvido originalmente por Amabile em 1983 como sendo fonte de dados confiáveis. O método propõe julgar produtos utilizando um comitê de avaliação composto por juízes, aplicando notas aos produtos selecionados. Esta pesquisa avaliou a criatividade em atributos de forma e função em produtos provenientes de três empresas A, B e C. Os resultados obtidos apresentaram indícios de correlação entre a criatividade em atributos de forma e função com o sucesso de faturamento. Com a aplicação do teste na empresa A, observaram-se indícios de correlação estatisticamente significante da criatividade em atributos com o sucesso, porém não conclusiva. Com a base de dados completa advinda da aplicação do teste nas empresas B e C, chegou-se a uma correlação estatisticamente significante demonstrando que produtos com a criatividade em atributos de forma são também bem-sucedidos. ...
Contido em
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 172-195
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