Show simple item record

dc.contributor.advisorXavier, Maria Luisa Merino de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorVargas, Juliana Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2009-05-09T04:12:45Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15742pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo apresentar e problematizar posturas e posicionamentos de um grupo de alunas de uma turma de quinta série de uma escola pública da periferia de Porto Alegre. Com idades entre onze e treze anos, essas alunas protagonizavam comportamentos e expressavam opiniões que, por vezes, surpreendiam seus professores, uma vez que eram considerados por eles como distantes das atitudes naturalmente relacionadas a uma infância feminina. Neste estudo, sob o aporte dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos de Gênero, em uma abordagem pós-estruturalista, procuro entender melhor os discursos e narrativas que atravessam as posturas desse grupo de alunas, quais as significações atribuídas por essas alunas a tais posturas e também de que forma estas eram significadas naquele ambiente escolar. Para tanto, utilizo-me do conceito de representação, entendido como um processo cultural que inclui as práticas de significação e os sistemas simbólicos através dos quais os significados são produzidos. Quanto à metodologia de pesquisa, empreguei estratégias de investigação de cunho etnográfico. A partir da constituição das unidades analíticas, apresento os posicionamentos e as posturas das alunas reunidos em cinco eixos temáticos: marcas identitárias, posturas escolares, vivências do cotidiano, sexualidade e violência. Penso que esta pesquisa não trata somente de meninas malcomportadas ou bem-comportadas, mas sim de modos diversificados de ser menina na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at both presenting and problematizing postures and behaviors shown by girls attending the fifth grade in a public school located in Porto Alegre outskirts. Aged 11-13 years old, those students were protagonists of behaviors and expressed opinions that sometimes surprised their teachers, as they were regarded by them as distant from attitudes that have naturally been associated to the female childhood. In this study, grounded on Cultural Studies in Education and Gender Studies, in a post-structuralist approach, I have attempted to understand discourses and narratives that have crossed the postures shown by that group of students, which significations have been attributed to such postures by those girls, and how these postures have been signified in the school environment. In order to do so, I have used the concept of representation, here understood as a cultural process that includes signification practices and symbolic systems through which meanings are produced. As to the methodology, I have employed ethnographic investigation strategies. From the constitution of analytic units, I have presented the students' postures divided into five theme axes: identity marks, school postures, daily experiences, sexuality, and violence. I think that this research has not studied either mischievous or well-behaved girls, but diversified ways of being a girl in contemporaneity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBehavioren
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectYoungen
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectPeriferia urbanapt_BR
dc.subjectUrban peripheryen
dc.subjectIdentidade femininapt_BR
dc.subjectFemale identityen
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCultural Studiesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleMeninas (mal) comportadas : posturas e estranhamentos em uma escola pública de periferiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000683205pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record