Do something by Alexander Wang: um estudo de caso sobre a responsabilidade social no segmento de moda
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa estuda as relações entre a moda e a cidadania, a fim de estabelecer conexões entre elas a partir de uma perspectiva social, evidenciando os pontos de contato que possibilitam ambas a expandir sua influência na sociedade. Para tal, realizou-se uma análise crítica sobre a campanha solidária da marca de roupas Alexander Wang em parceria com a organização não governamental DoSomething.org, desenvolvida para apresentar a coleção filantrópica fruto da colaboração. O trabalho aplic ...
A presente pesquisa estuda as relações entre a moda e a cidadania, a fim de estabelecer conexões entre elas a partir de uma perspectiva social, evidenciando os pontos de contato que possibilitam ambas a expandir sua influência na sociedade. Para tal, realizou-se uma análise crítica sobre a campanha solidária da marca de roupas Alexander Wang em parceria com a organização não governamental DoSomething.org, desenvolvida para apresentar a coleção filantrópica fruto da colaboração. O trabalho aplica, primeiramente, conceitos da responsabilidade social em um contexto corporativo, da sustentabilidade frente à comunicação organizacional e da cidadania no ambiente digital. Então, contempla-se a moda como fator social, ligando-a às práticas de consumo, à publicidade e à mídia na sociedade moderna, procurando fazer ligações entre as duas frentes. O conjunto de dados analisados consiste nos diferentes aspectos da campanha: suas estratégias de conteúdo, sua repercussão midiática e sua relação com os consumidores a partir das redes sociais. Ao fim, pôde-se apontar certos padrões e particularidades no encontro entre a moda e a cidadania, entendendo-as ambas como fatores ativos da sociedade. ...
Abstract
This research studies the relationships between fashion and social awareness, in order to stablish connections from a social perspective, showing which points of contact that allow them to expand their influency in society. For that, a critical analysis was realized about the fashion brand Alexander’s Wang solidarity campaign in partnership with the non-profit organization DoSomething.org, developed to present its philantropic collection, which was a result of their collaboration. The work prim ...
This research studies the relationships between fashion and social awareness, in order to stablish connections from a social perspective, showing which points of contact that allow them to expand their influency in society. For that, a critical analysis was realized about the fashion brand Alexander’s Wang solidarity campaign in partnership with the non-profit organization DoSomething.org, developed to present its philantropic collection, which was a result of their collaboration. The work primarily applies to concepts of social awareness in a corporate context, from sustainability in organizacional communication and social activism in the digital environment. Then, fashion as a social factor ir contemplated, connecting it to consumption pratices, to advertising and to the media in modern society, seeking to connect both subjects of study. The group of data analyzed consists in different campaign aspects: its content strategies, its midiatic repercussion and its relashionship with consumers in social media. At last, certain patterns and particularities were appointed in the combination between the two main subjects, understanding them as actives factors of society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License