Show simple item record

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Dilcia Corrêa dept_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:37:29Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157371pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo verificar, por meio de um estudo de caso, como o livro de imagem é ofertado e de que forma é utilizado como um instrumento para a mediação e o estímulo à leitura de crianças da Educação Infantil de duas bibliotecas de escolas particulares do Município de Viamão-RS. Apresenta como referencial teórico um breve histórico da literatura infantil, as características do livro de imagem e suas possibilidades no processo de alfabetização visual, a importância da leitura e como a biblioteca escolar pode auxiliar neste processo de desenvolvimento criativo e de aprendizado, a mediação de leitura como fator primordial para o desenvolvimento do gosto pela leitura e a Educação infantil como sendo a primeira etapa da educação básica. Utiliza como metodologia o estudo de caso como procedimento, uma abordagem qualitativa e tendo como sujeitos duas bibliotecárias e duas auxiliares de biblioteca. Conclui que o livro de imagem não é utilizado como um instrumento para a mediação e incentivo à leitura nestas bibliotecas pelas bibliotecárias e auxiliares de biblioteca, mas que está surgindo ações para que esta inclusão aconteça.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to verify, through a case study, how the picture book is offered and how it is used as an instrument for mediation and encouragement to reading children in Early Childhood Education of two libraries of private schools Of the City of Viamão-RS. It presents as a theoretical reference a brief history of children's literature, the characteristics of the picture book and its possibilities in the process of visual literacy, the importance of reading and how the school library can help in this process of creative development and learning, reading mediation as a primordial factor for the development of the taste for reading and the education of children as the first stage of basic education. It uses in the methodology the case study as procedure, a qualitative approach and having as subjects two librarians and two library assistants. It concludes that the picture book is not used as an instrument for mediation and encouragement to read in these libraries by librarians and library assistants, however actions for this inclusion to take place are in progress.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPicture booken
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectReading mediationen
dc.subjectLivro de imagempt_BR
dc.subjectEncourage readingen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.titleLivro de imagem: instrumento para a mediação e o estímulo à leitura de crianças da Educação Infantil de duas bibliotecas de escolas particulares do Município de Viamão-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013529pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record