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dc.contributor.advisorStrelow, Aline do Amaral Garciapt_BR
dc.contributor.authorSeganfredo, Thais Buenopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:37:19Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157366pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a cobertura cultural do semanário nacional Brasil de Fato, que circulou de 2003 a 2011. O jornalismo dito alternativo, cujo reconhecimento se consolidou durante a resistência à ditadura militar, ressurgiu nos últimos anos, abordando pautas progressistas e alinhadas à esquerda. Tendo como perspectiva uma visão política sobre a cultura, sua função social e as representações acerca da sociedade, procurou-se analisar os principais temas encontrados na editoria de cultura do jornal, a fim de descobrir como um veículo alternativo aborda matérias culturais. Após a coleta de 92 matérias, por meio da análise de conteúdo, verificou-se que os dois principais temas presentes na amostra foram a periferia e o capitalismo. Nas matérias, a periferia foi legitimada como centro de produção e criação artística, principalmente no que se refere ao hip-hop. Já o capitalismo foi representado a partir de uma visão crítica que refletiu sobre os problemas causados por esse sistema.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo analizar la cobertura cultural del periódico semanal Brasil de Fato, que circuló entre 2003 y 2011. El periodismo alternativo, cuyo reconocimiento se consolidó durante la resistencia a la dictadura militar, ha aumentado en los últimos años, frente a las agendas progresistas y alineados la izquierda. Desde una vista en perspectiva de una cultura política, su función social y las representaciones de la sociedad, tratamos de analizar los principales temas que se encuentran en la cobertura cultural, con el fin de averiguar cómo un vehículo alternativo aborda estas cuestiones. Después de recoger 92 textos, a través de análisis de contenido, se encontró que los dos temas principales de la muestra eran la periferia y el capitalismo. En los textos, la periferia se legitima como un centro de producción y creación artística, especialmente en relación con el hip-hop. El capitalismo estaba representado desde una visión crítica que se refleja en los problemas causados por este sistema.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeriodismoes
dc.subjectBrasil de Fato (Jornal)pt_BR
dc.subjectPeriodismo alternativoes
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectPeriodismo culturales
dc.subjectArte políticaes
dc.subjectBrasil de Fatoes
dc.titleUma outra cultura é possível: o jornalismo cultural alternativo do Brasil de fatopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013388pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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