Show simple item record

dc.contributor.advisorToaldo, Mariângela Machadopt_BR
dc.contributor.authorLima, Gustavo Fussieger dept_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:37:18Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157365pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a presença do contexto publicitário inserido na produção de conteúdos em canais do YouTube destinados ao público infantil. Dessa forma, optou-se por analisar o canal da YouTuber Júlia Silva. A presente pesquisa se justifica por abordar questões atuais que envolvem o uso das mídias digitais pelas crianças e as coloca em contato com conteúdos publicitários. São colocadas em discussão questões pertinentes em relação à publicidade infantil e a maneira que ela se apresenta para as crianças a partir de novos meios de contato. Para isso, a metodologia utilizada é o estudo de caso e a análise de conteúdo. São apresentados conceitos que definem a infância e a criança, a publicidade e suas estratégias em frente ao público. Por fim são apresentados conceitos sobre as redes sociais e, especialmente, o YouTube. Conclui-se que existe a inserção de marcas nos vídeos destinados às crianças e a presença de estratégias publicitárias no conteúdo dos vídeos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyse the presence of the advertising context inserted in the production in YouTube channels for children. Therefore, it was decided to analyze the YouTuber Júlia Silva’s channel. The present research is justified by addressing current issues that involve the use of digital media by children and puts them in contact with advertising content. Relevant issues regarding child advertising and the way it presents itself to children from new means of contact are being discussed. For this, the methodology used is a case study and content analysis. Concepts that define childhood and the child, advertising and their strategies in front of the public are presented. Finally we present concepts about social networks and especially YouTube. It is concluded that there is the insertion of brands in the videos intended for children and the presence of advertising strategies in the content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectContenten
dc.titleO conteúdo publicitário no Youtube dirigido à criança: uma análise do canal “Julia Silva”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013205pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record