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dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorLahm, Yasminpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:36:45Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157351pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a apropriação de tendências de moda difundidas por grifes internacionais pela cadeia brasileira de fast fashion Lojas Renner. Seu objetivo é investigar se a Renner reproduz as tendências lançadas pelas marcas internacionais em suas coleções, apurando se estas são usadas como referência na criação de coleções pela fast fashion. Com este objetivo em vista, foi construído um panorama teórico compreendendo uma perspectiva histórica dos primórdios da moda como indústria, a evolução da sua dinâmica de mercado ao longo dos anos, uma análise dos significados assumidos pelo conceito de tendência e um compêndio de teorias acerca da difusão das tendências na sociedade. Para pesquisar o fenômeno da apropriação das tendências empiricamente, identificou-se primeiramente as principais tendências desfiladas na semana de moda de Nova York de 2015, partindo de uma análise dos principais veículos que cobriram este evento. Após, foi realizada uma avaliação das postagens publicadas pela página das Lojas Renner no Facebook divulgando a coleção outono inverno 2016 da marca e, por fim, uma comparação entre o que foi consagrado como tendência pelas publicações e o que de fato foi replicado pelas Lojas Renner em sua coleção. A partir dos dados coletados nesta pesquisa, podemos concluir que as tendências apontadas pelas grandes grifes internacionais em seus desfiles ainda constituem uma importante fonte de inspiração para as coleções criadas pelas Lojas Renner, a despeito das novas lógicas de circulação da moda em ascensão na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper concerns the appropriation of fashion trends diffused by international brands by brazillian fast fashion chain Lojas Renner. The aim is to investigate if Renner reproduces the trends launched by international brands on its collections, verifying if they are used as references in the collections created by the fast fashion brand. With this aim in sight, it’s proposed here a brief review comprehending the historical perspective of the birth of fashion as an industry and the evolution of its market logic throughout the years, as well as an analysis of the meanings assumed by the concept of trend and a compilation of theories about its diffusion. To empirically research the trend appropriation phenomenon, the main trends showcased at the 2015 New York Fashion Week were identified, based on an analysis of the main vehicles that covered this event. Then, by approaching the posts published by Lojas Renner’s fanpage on Facebook showcasing the fall winter 2016 collection, it's made a comparison of what has been celebrated as a trend by the publications and what, in fact, has been reproduced by Lojas Renner in its collection. From the data collected in this research, we may conclude that the trends suggested by big international brands on their fashion shows still represent an important source of inspiration for the collections created by Lojas Renner, in spite of the new ways of fashion consumption rising in our society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFashionen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectTrenden
dc.subjectFast fashionen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectAdvertisingen
dc.titleDa passarela às vitrines: a apropriação de tendências da semana de moda de Nova York pelas lojas Rennerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchmitz, Daniela Mariapt_BR
dc.identifier.nrb001013240pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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