Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorLemos, Vitória Cassola dept_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:36:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157335pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a analisar os indícios da existência de outros significados além dos documentais em fotografias jornalísticas veiculadas como parte de grandes reportagens. Para tanto, utilizamos o conceito de fotografia-expressão, cunhado por Rouillé (2009), acompanhado pelos de fotografia menor e imagem cristal, respectivamente de Gonçalves (2009) e Deleuze (2005), na análise do trabalho do fotógrafo Mateus Bruxel para a reportagem “Inferno na Terra Prometida” que, abordando a onda de imigração haitiana e senegalesa ao Brasil, foi veiculada pelo jornal Zero Hora em 7 de junho de 2015. Contextualizando a fotografia desde seu surgimento, apropriação pela imprensa e usos dados ao longo do tempo, especialmente a partir das considerações de Sousa (2002; 2009), poderemos entender as marcas que a práxis fotográfica carrega e, assim, estabelecer parâmetros a partir de Machado (2015), entre outros, para demonstrar de que maneira é possível subverter e expandir o valor de documento, criando novos sentidos e significados que se completarão no dialogismo com o observador. Observaremos, assim, como este fenômeno se dá nas imagens selecionadas de Bruxel.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the purpose of analyzing evidence of other meanings besides documentary in journalistic photographs published as part of big news reports. For this purpose, we used the concepts of expression photography, coined by Rouillé (2009), besides Gonçalves’ minor photography (2009) and Deleuze’s crystal-image (2005), in the analysis of photographer Mateus Bruxel’s work for the news report "Inferno na Terra Prometida", which covers the wave of Haitian and Senegalese immigration to Brazil, being published by Zero Hora newspaper on June 7, 2015. By contextualizing photography since its beginning, its appropriation by the press and its uses over time, especially from the considerations of Sousa (2002; 2009), it is possible to understand the marks that the photographic praxis carries and, that way, establish parameters – concerning Machado (2015), amongst others – to demonstrate how it is possible to subvert and expand the value of document, creating new meanings and notions which will be completed in dialogism with the observer. We will thereby observe how this phenomenon occurs in Bruxel’s selected images.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExpression photographyen
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectMinor photographyen
dc.subjectReportagempt_BR
dc.subjectPhotojournalismen
dc.subjectReporten
dc.titleA fotografia-expressão na grande reportagem: uma análise de “Inferno na Terra Prometida”, de Zero Horapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples