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A cidade construída no cinema: uma análise do filme O Som ao Redor de Kleber Mendonça Filho
dc.contributor.advisor | Golin, Cida | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares, Cássia Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T02:35:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157319 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo identificar e analisar a experiência de cidade construída no filme O som ao redor (2012), de Kleber Mendonça Filho. Para responder a essa proposta, parte-se de uma investigação teórica que busca compreender a relação entre a cidade e seus habitantes. Essa pesquisa bibliográfica, desenvolvida no primeiro capítulo, baseia-se principalmente nos estudos de Michel de Certeau (2009, 2012), Roland Barthes (2001), Henry-Pierre Jeudy (2005), Armando Silva (2011), Zygmunt Bauman (2009), Ecléa Bosi (1994), Sandra Pesavento (2004), Adriano Rodrigues (2014) e Murray Schafer (2001). A cidade é trabalhada como uma experiência em constante reconstrução através da memória; da negociação com o outro; da apropriação e atualização do espaço físico; das paisagens sonoras; dos medos e afetos coletivos. O capítulo seguinte apresenta um movimento de contextualização do longa-metragem escolhido e das relações entre cidade e cinema. É realizado um breve resgate histórico da produção cinematográfica no Recife e uma aproximação da carreira do diretor Kleber Mendonça Filho com outros cineastas contemporâneos da capital pernambucana. A metodologia escolhida é a análise fílmica, partindo dos estudos de Francis Vonoye e Anne Goliot-Lété (2012). A partir disso, são criadas três categorias analíticas: mesma rua, diferentes territórios; cidade vigiada; fantasmas. A primeira categoria trabalha as formações de territórios, identidades e desigualdades; a segunda aborda a constante sensação de medo assim como os dispositivos e práticas de vigilância; a terceira evidencia a questão da memória e da sobreposição de tempos. O desenvolvimento dessas três categorias permite compreender quais os principais elementos utilizados pelo diretor para criar as várias cidades existentes no filme e os pontos de contato entre elas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph aims to identify and analyze the city experience constructed in Kleber Mendonça Filho’s film Neighboring sounds (2012). To answer this question, we start from a theoretical investigation that seeks to comprehend the relation between the urbe and its inhabitants. This bibliographic research, developed in the first chapter, is mainly based on studies from Michel de Certeau (2009, 2012), Roland Barthes (2001), Henry-Pierre Jeudy (2005), Armando Silva (2011), Zygmunt Bauman (2009), Ecléa Bosi (1994), Sandra Pesavento (2004), Adriano Rodrigues (2014) e Murray Schafer (2001). The city is seen as an experience in constant reconstruction through memory; negotiation with the other; appropriations and updating of physical space; soundscape; fear and collective affects. The second chapter presents a contextualization movement of the chosen film and the relation between city and cinema. A brief historic of the cinematographic production in Recife and the Kleber Mendonça Filho’s career are made. The chosen methodology is film analysis, based on studies done by Francis Vonoye e Anne Goliot-Lété (2012). Then, three analytical categories are created: same street, different territories; city watched; ghosts. The first category is about the formation of territories, identities and inequalities; the second talks about the constant fear, devices and practices of surveillance; the third puts in evidence memory and overlapping times. The development of these three categories allows us to understand the main elements used by the director to create the various cities in the film and the points of contact between them. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | City | en |
dc.subject | O Som ao Redor (Filme) | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cinema | en |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Neighboring sounds | en |
dc.subject | Recife (PE) | pt_BR |
dc.title | A cidade construída no cinema: uma análise do filme O Som ao Redor de Kleber Mendonça Filho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Cavalcanti, Anna de Carvalho | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013260 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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