Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Aline Pifferopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:28Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157308pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre o talent show MasterChef Brasil, produzido e veiculado em TV aberta pela Rede Bandeirantes desde 2014. O foco foi identificar e analisar os elementos que compuseram as narrativas dos episódios finais das temporadas de 2015 e 2016 do programa na televisão e na internet. Para isso, foram realizados diversos procedimentos metodológicos entre os quais se destacam: pesquisa bibliográfica e documental; acompanhamento sistemático do programa na TV e utilização do site YouTube para análise dos episódios; monitoramento assistemático do MasterChef Brasil nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram); decupagem de vídeo dos dois episódios estudados; descrição e análise do corpus. Como resultado deste exercício, destacam-se os diferentes usos feitos pela produção do programa das linguagens ao vivo e gravada nas duas finais. Em relação à repercussão do MasterChef Brasil na internet, nota-se que as estratégias dos canais oficiais do programa foram as mesmas nas duas finais, no entanto, a repercussão nas redes foi diferente, por conta das mudanças identificadas na narrativa televisiva que refletiram nos comentários feitos pela audiência. A partir do presente estudo foi possível observar características do processo de reconfiguração que a televisão está passando no Brasil e no mundo. Para análise do programa, foi adotado referencial teórico voltado à compreensão do chamado “fim da televisão” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) e das implicações deste cenário nas práticas das audiências (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Entre os conceitos chave para discussão do trabalho estão Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE e BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO e BORGES, 2016) e hipertelevisão (SCOLARI, 2014). Destaca-se ainda o diálogo com autores que estudam aspectos globais e locais do MasterChef bem como as especificidades do formato dessa produção mundial (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI e OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI e ANDACHT, 2016a; 2016b; VILELA e JEFFMAN, 2016).pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the results of a exploratory research about the talent show MasterChef Brasil, produced and transmitted in the free to air TV channel Rede Bandeirantes since 2014. The focus was to identify and analyse the elements on TV and internet that composed the narrative of the program’s 2015 and 2016 season finales. For that purpose, many methodological procedures were performed, among them are: bibliographical and documental research; systematic monitoring of the TV program and use of the YouTube site for episode analysis ; unsystematic observation of MasterChef Brasil in social networks (Twitter, Facebook and Instagram); decoupage of the two studied episodes; and corpus description and analysis. As a result of this exercise, it is worth mentioning the different uses of live and recorded languages conducted by the program production. Regarding MasterChef Brasil repercussion on the internet, the strategies of the program’s official channels were the same on both finales. However, the repercussion on the social networks was different due to identified narrative changes, which reflected on the comments made by the audience. With the present study, it was possible to observe the characteristics of the reconfiguration process that television is passing through in Brazil and in the world. For the program analysis, a theoretical referential was adopted in order to understand the so-called “end of television” (CARLÓN, 2014; FECHINE, 2014; SCOLARI, 2014) and the implications of this scenario on the audience practices (OROZCO, 2005; 2010; 2011; 2014). Among the main concepts of this study are Social TV (FECHINE, 2013; FECHINE & BRONSZTEIN, 2015; SIGILIANO & BORGES, 2016) and hypertelevision (SCOLARI, 2014). It is also worth highlighting the dialogue with authors that study global and local aspects of MasterChef as well as the format specificities of this global production (HOLZBACH, 2016; MARQUIONI & OLIVEIRA, 2015; MARQUIONI & ANDACHT, 2016a, 2016b; VILELA & JEFFMAN, 2016).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMasterChef (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFree to air televisionen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectSocial TVen
dc.subjectHypertelevisionen
dc.titleMasterchef Brasil: estudo exploratório sobre as narrativas das finais 2015 e 2016 na TV e na Internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMiranda, Fernanda Chocronpt_BR
dc.identifier.nrb001013170pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem