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dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorWeiler, Caciara Lilian Coradinipt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157302pt_BR
dc.description.abstractO mercado em torno de serviços odontológicos é bastante competitivo, uma das maneiras para se desatacar da concorrência seria investir em marketing e comunicação. Esta monografia tem como tema a odontologia, delimitada ao estudo do site institucional Ateliê Oral. O objetivo geral é apresentar a comunicação deste site, dentre os específicos estão compreender e discutir alternativas da comunicação organizacional e do marketing de relacionamento nesse ambiente digital; avaliar o cumprimento do Código de Ética Odontológica que normaliza a divulgação desses serviços, e se este site poderia ser referência (benchmarking) para outras empresas e profissionais da área. Como metodologia, recorremos à revisão bibliográfica e documental e à análise de conteúdo. Os fundamentos teóricos do marketing vêm de Philip Kotler; para serviços de saúde buscamos Margarida Pedro e Marcos Cobra; Marta Gabriel auxilia na revisão sobre o ambiente digital e Gummersson com o conceito de marketing de relacionamento. Ao concluir o estudo, consideramos que o site é compatível com a legislação e pode ser uma boa opção para a comunicação de diferentes padrões de clínicas e profissionais.pt_BR
dc.description.abstractThe marketplace around dental services is quite competitive. One of the ways to get out of competition is to invest in marketing and communication actions. This monograph has as its theme the dentistry, and it is delimited to the study of the Atelité Oral's institutional website. The general objective is to present the communication strategies of this site, also the specific ones are to understand and discuss alternatives of organizational communication and relationship marketing in the digital environment; evaluate compliance with the Code of Dental Ethics which standardizes the disclosure of these services, and whether this site could be benchmarked for other companies and professionals in the area. As a methodology, we used bibliographical and documentary review and content analysis. The theoretical bases of marketing come from Philip Kotler; for health services we look for Margarida Pedro and Marcos Cobra; Marta Gabriel assists in the review on the digital environment and Gummersson around the concept of relationship marketing. As a result, we believe that the site is compliant with the law and can be a choice for communicating different clinical and professional standards.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.titleOdontologia, marketing e comunicação no ambiente digital: parâmetros éticos de um site institucionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013182pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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