Show simple item record

dc.contributor.advisorMielniczuk, Luciana Pellinpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Guilherme Augusto Codignollept_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157301pt_BR
dc.description.abstractCom o ecossistema do jornalismo em crise e o crescimento do uso de dados em reportagens, as empresas jornalísticas começaram a ver no Jornalismo Guiado por Dados uma alternativa de futuro. Considerando o momento, se faz importante o estudo do Jornalismo Digital e sua relação com os Dados. À luz dos trabalhos de Träsel (2014), Crucianelli (2014), Coddington (2014), Bounegru (2012), Bradshaw (2012), Lorenz (2014), Anderson (2014), Meyer (1991) e Rost (2014), construiu-se um referencial teórico como base para a compreensão do consumo de informação, em particular com a aplicação de Personalização. Para tal objetivo, uma metodologia hibrida de pesquisa (Machado e Palacios, 2006) foi aplicada com uso de exemplos ilustrativos. Além disso, também obtivemos conclusões acerca dos diferentes níveis de personalização analisados, bem como suas principais características.pt_BR
dc.description.abstractWith the ecosystem of journalism in crisis and the growing use of data in news reports, newspaper companies have begun to see Data-driven Journalism as an alternative to the future. Considering the moment, it is important to study the Digital Journalism and its relationship with the Data. In the light of the works of Träsel (2014), Crucianelli (2014), Coddington (2014), Bounegru (2012), Bradshaw (2012), Lorenz (2014), Anderson (2014), Meyer (1991) and Rost (2014), a theoretical framework was built as a basis for understanding the information consumption, in particular with the application of Personalization. For this purpose, a hybrid research methodology (Machado and Palacios, 2006) was applied using illustrative examples. In addition, we also obtained conclusions about the different levels of personalization analyzed, as well as their main characteristics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital journalismen
dc.subjectJornalismo guiado por dadospt_BR
dc.subjectData-driven journalismen
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectCustomizationen
dc.subjectLong tailen
dc.titleO uso de dados e a personalização no jornalismo: uma resposta ao crescimento de nichospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGehrke, Maríliapt_BR
dc.identifier.nrb001013275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record