Projeto de educação pelos esportes para crianças : a influência do cotidiano familiar
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Contribuir para o desenvolvimento das crianças é objetivo fundamental de todos aqueles que colocam a educação integral como prioridade. Projetos sociais esportivos devem fazer parte, enquanto complemento, da educação da criança, necessitando do diálogo principalmente com a escola e com a família. Um programa esportivo, com atividades sistematizadas, trás benefícios não só para a criança dentro do esporte, mas benefícios em outros contextos de seu convívio. Nesta perspectiva, essa pesquisa teve ...
Contribuir para o desenvolvimento das crianças é objetivo fundamental de todos aqueles que colocam a educação integral como prioridade. Projetos sociais esportivos devem fazer parte, enquanto complemento, da educação da criança, necessitando do diálogo principalmente com a escola e com a família. Um programa esportivo, com atividades sistematizadas, trás benefícios não só para a criança dentro do esporte, mas benefícios em outros contextos de seu convívio. Nesta perspectiva, essa pesquisa teve por objetivo geral avaliar a influência de um projeto esportivo inclusivo nos hábitos do cotidiano das crianças e seus familiares. Participaram desta pesquisa 16 pais ou responsáveis, que tem suas crianças, com idade entre 8 a 10 anos, matriculadas em Projeto Esportivo Inclusivo. O instrumento utilizado foi um questionário adaptado de Neto e Serrano (1997) respondido pelos familiares ou responsáveis. Este instrumento avaliou a rotina de atividades da criança e de seus familiares ou responsáveis, antes e durante a participação da criança no Projeto. O programa parece estar influenciando positivamente nos hábitos da criança e seus familiares. Conclui-se que quando se tem um planejamento, baseado em propostas metodológicas condizentes com as necessidades e realidades das crianças, o mesmo motiva essas crianças a mudarem positivamente seus hábitos, repercutindo também nas mudanças no cotidiano familiar. ...
Abstract
Aiming at contributing to the development of kids is essential to all the ones who takefull-time education as a priority. Social sports projects must be part of education as a complement of child education, where dialog with family and school takes place. A sports program with systemized activities brings out some benefits, not only to children playing, but in several other contexts of their environment. In this perspective, the main goal of this research is to evaluate the influence of an incl ...
Aiming at contributing to the development of kids is essential to all the ones who takefull-time education as a priority. Social sports projects must be part of education as a complement of child education, where dialog with family and school takes place. A sports program with systemized activities brings out some benefits, not only to children playing, but in several other contexts of their environment. In this perspective, the main goal of this research is to evaluate the influence of an inclusive sportsproject in the daily life of children and their family members. Sixteen parents and guardians with children aged from 8 to 10 years old enrolled in the Inclusive Sports Project joined this research. The research tool used was anadapted questionnaire from Neto & Serrano (1997) which was answered by parents or legal guardians. This tool evaluated the scheduled activities from children and their family members and guardians, before and through the participation of children in this project. The program has had much positive influence on the children and Family member habits. All in all, when you have a plan, based on methodological proposals accordingly to the needs and realities of children, this motivates children to change their habits with positivity, which is connected to changes in family’s everyday life. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License