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dc.contributor.advisorGavioli, Izabela Lucchesept_BR
dc.contributor.authorSchlichting, Camila Costamilanpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:23:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157229pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda os achados neurocientíficos pertinentes à compreensão do Sapateado Americano. Para tanto, utiliza-se de revisão narrativa de literatura, uma vez que vale-se de pesquisas anteriormente realizadas relevantes ao tema. Inicialmente estabelecidas considerações neuroanatômicas e neurofuncionais, delimitamos os parâmetros perceptivos (intensidade, altura, contorno, duração ou ritmo, andamento, timbre, localização espacial e reverberação) e os chamados “conceitos mais elevados” (métrica, tonalidade, melodia e harmonia) na compreensão do processamento neurológico musical. Destacando o parâmetro ritmo, diferenciamos os ritmos métricos simples, métricos complexos e não métricos; compreendemos a relação entre ritmo e pulso musical, e o conceito de segregação funcional para a atribuição de importância neurofuncional no processamento do ritmo. As relações de controle motor dos membros inferiores e as similaridades dos efeitos do treinamento em músicos e bailarinos permite a analogia do sapateador com o músico que toca um instrumento. Afinal, vislumbramos formas de aplicação destes conhecimentos na docência do Sapateado Americano.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the neuroscientific findings pertinent to understanding the Tap dancing. It was performed through a narrative review of literature, valuing previous researches relevant to the topic. Initially, neuroanatomic and neurofunctional considerations were established; then we delimited the perceptual parameters (intensity, height, contour, duration or rhythm, tempo, timbre, spatial localization and reverberation) and the so-called "higher concepts" (metric, tonality, melody and harmony) of musical neurological processing. Highlighting the parameter rhythm, we distinguished the simple metric, complex metric and non metric rhythms. We approached the relation between rhythm and musical pulse, and the concept of functional segregation for the attribution of neurofunctional importance in rhythm processing. The motor control relationships of the lower limbs and the similarities of the training effects on musicians and dancers allowed the analogy of the tap dancer to the musician who plays an instrument. After all, we glimpsed ways of applying this knowledge in teaching the Tap dancing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTap Dancingen
dc.subjectSapateado americanopt_BR
dc.subjectRhythmen
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectNeuroscience of Danceen
dc.subjectRitmopt_BR
dc.titleConsiderações neurológicas sobre o ritmo no sapateado americanopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017157pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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