Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCardoso, Lisiane Torres ept_BR
dc.contributor.authorWeinmann, Luana Veraspt_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:23:04Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157227pt_BR
dc.description.abstractO circo, que muitas vezes pode ser considerado apenas um lugar de lazer, tem muita prática corporal por trás das cortinas. Nele se trabalha habilidades importantíssimas para o desenvolvimento de uma pessoa. O desenvolvimento das atividades circenses na escola ultrapassa o simples controle do corpo. Elas geram atitudes com potencial educativo. Este trabalho configura-se como um relato de experiência sobre a prática pedagógica do circo durante o Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é expressar as dificuldades enfrentadas e os êxitos alcançados no desenvolvimento de aulas de Educação Física com o conteúdo de atividades circenses. O referido estágio foi realizado no segundo semestre do ano de 2016, na Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt, localizada no município de Porto Alegre, em uma turma de quarto ano com 23 alunos, sendo 10 meninas e 13 meninos. Durante 14 aulas ministradas duas vezes por semana, com a duração de 45 minutos cada, foram desenvolvidas as seguintes atividades: acrobacias, malabares, swing poi, slackline e a imagem do palhaço. A partir da análise do diário de campo produzido no estágio, foram organizadas seis categorias para apresentação das situações vivenciadas: diagnóstico da turma e aula de integração; slackline; acrobacias; expressão corporal e imagem do palhaço; malabares e swing poi; momentos de práticas e de criação dos alunos. Os resultados deste estudo sugerem que, a partir do diagnóstico e da aula de integração, foi mais fácil propor as atividades, pois, conhecendo a turma e criando um laço com ela, a confiança e a entrega deles foi bem maior. No slackline, ficou claro não só o aperfeiçoamento do equilíbrio deles, mas também da autonomia. As acrobacias nos desafiaram um pouco mais, mas também confirmaram o valor da resiliência e de acreditar sempre na melhora através da prática. (Continuação Foi nas atividades de expressão corporal e de imagem do palhaço que, através da sensibilidade e empatia, realmente nos unimos em aprendizados. Através dos malabares e swing pois foi percebido um grande avanço no processo criativo e exploratório das habilidades com objetos. Por último, mas não menos importante, os momentos de práticas e de criação evidenciaram a validade de propor atividades circenses na Educação Física escolar, uma vez que os estudantes demonstraram lembrar dos conteúdos abordados e envolveram-se muito na realização das atividades, expressando sua capacidade criativa.pt_BR
dc.description.abstractThe circus, which can often be considered just a place of leisure, has plenty of body practice behind the curtains. In it you can work very important skills for the development of a person. The development of circus activities at school goes beyond mere control of the body. They generate attitudes with educational potential. This work is configured as an experience report about the pedagogical practice of the circus during the Teaching Internship of Physical Education in Elementary School. The objective of this work is to express the difficulties faced and the success achieved in the development of Physical Education classes with the content of circus activities. This stage was held in the second half of 2016, at the State School of Basic Education President Roosevelt, located in the city of Porto Alegre, in a fourth year class with 23 students, 10 girls and 13 boys. During 14 classes taught twice a week, with a duration of 45 minutes each, the following activities were developed: acrobatics, juggling, swing poi, slackline and the clown image. From the analysis of the field diary produced in the stage, six categories were organized to present the situations experienced: class diagnosis and integration class; Slackline; Acrobatics; Body expression and clown image; Juggling and swing poi; Moments of practice and creation. The results of this study suggest that, from the diagnosis and the integration class, it was easier to propose the activities, because, knowing the class and creating a bond with it, the trust and the delivery of them was much greater. In the slackline, it was clear not only the improvement of their balance, but also of the autonomy. In the acrobatic”s classes the students challenged us a bit more, but they also confirmed the value of resilience and always believe in improvement through practice. It was in the activities of body expression and the image of the clown that, through sensitivity and empathy, we really unite in learning. Through the juggling and swing poi, a great advance in the creative and exploratory process of the abilities with objects was perceived. Last but not least, the moments of practice and creativity showed the validity of proposing circus activities in Physical Education at school, since the students demonstrated to remember the contents approached and they were very involved in the accomplishment of the activities, expressing their creative capacity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical school educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectCircus activitiesen
dc.subjectCreativityen
dc.titlePrática circense na escola : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018028pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem