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dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorFinamor, Fernando Marquespt_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:23:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157222pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende fazer uma revisão da trajetória do desenvolvimento das técnicas conhecidas como Composição em Tempo Real (CTR) e Modo Operativo AND (M.O_AND) e, também, investigar como (e se) elas podem ser utilizadas, através da ativação da intuição, para o desenvolvimento de composições coreográficas. Visando delimitar, tanto quanto possível, uma área compreensível sobre o que é intuição, foram buscadas referências de António Damásio, Carl Gustav Jung, Fayga Ostrower, Francisco Varela, Henri Bergson e da tradição do Yoga. Foi realizada uma revisão histórica de fatos que podem ser relacionados às técnicas, passando pelas Vanguardas Artísticas que possibilitaram o surgimento da Performance Art, e visitando, também, Anne Bogarth, Antonin Artaud, o Judson Dance Theater e Viola Spolin. Os resultados de uma oficina de imersão nas técnicas de CTR/MO_AND, realizada com voluntários, são relatados e discutidos, trazendo uma dimensão prática para a teoria apresentada no decorrer do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe present work intends to review the development of the techniques known as Real Time Composition (RTC) and Operative Mode AND (M.O_AND) and also to investigate how (and if) they can be used, through the activation of intuition, for the development of choreographic compositions. In order to delimit, as far as possible, an understandable area about what is it intuition, references were sought from António Damásio, Carl Gustav Jung, Fayga Ostrower, Francisco Varela, Henri Bergson and the tradition of Yoga. A historical review of the facts that can be related to the techniques was made, through the Artistic Vanguards that allowed the appearance of Performance Art, and also visiting Anne Bogarth, Antonin Artaud, Judson Dance Theater and Viola Spolin. The results of an immersion workshop on the CTR/MO_AND techniques, carried out with volunteers, are reported and discussed, bringing a practical dimension to the theory presented in the course of the work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompositionen
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectChoreographicen
dc.subjectIntuitionen
dc.subjectOperative Modeen
dc.titleComposição em tempo real e modo operativo and : intuição e criatividade na composição coreográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017194pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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