Morte : fragmentos
dc.contributor.advisor | Moschen, Simone Zanon | pt_BR |
dc.contributor.author | Maieron, Gilmar Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T02:23:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157144 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo discutir a temática da morte à luz da Psicanálise, tendo como campo de interlocução o filme O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman. Para tanto utiliza-se como método a análise fílmica, por meio da qual se produz a descrição de duas cenas do filme consideradas importantes no atinente à discussão. Partindo de um incômodo com relação ao tom que adota-se culturalmente frente à morte, bem como sustentando que a Psicanálise tem voz no laço social, discute-se as consequências da ideia de irrepresentabilidade perante o psiquismo como relação possível com a morte para este campo do saber. Ao longo do texto busca-se tomar a morte como palavra não subjetivável, apostando que o ato de reposicionar o pensamento com relação ao tema é suficiente para que se produzam outros efeitos não tão pautados na morte como tabu. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicanálise e cinema | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.title | Morte : fragmentos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001015401 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Psicologia (430)