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dc.contributor.advisorSilva, Milena da Rosapt_BR
dc.contributor.authorSaldanha, Helena Castropt_BR
dc.date.accessioned2017-04-27T02:23:29Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157140pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a discutir as atitudes inconscientes de educadores de creche diante de crianças com idades de 0 a 6 anos a partir de uma revisão bibliográfica da literatura. Visa-se a compreensão do conceito freudiano de compulsão à repetição como base teórica para pensar alguns aspectos do trabalho dos profissionais da área da educação infantil, especialmente no que se refere ao cuidado e contato afetivo com os bebês/crianças. Objetiva-se contextualizar o surgimento das creches na Europa e no Brasil a fim de viabilizar uma discussão pautada também no que refere à formação e ao suporte teórico que tais profissionais recebem. Atenta-se à influência mútua existente na relação cuidador-criança, enfatizando-se o material referente à infância do educador que surge e opera inconscientemente em seu trato com a criança. Por fim, é problematizada a falta de suporte emocional recebida por tais profissionais, tanto em sua formação quanto em seu campo de trabalho, apostando-se num benéfico uso da psicologia - como teoria e como forma de escuta.pt_BR
dc.description.abstractBased on a bibliographical review, this final course assignment aims to discuss unconscious behaviour of early childhood educators when facing children aged 0-6 years old. It’s aimed to enlighten the educator’s daily work based on Freud’s repetition compulsion concept, mostly when referring to caring and interacting affectionately with babies/children. It is intended to contextualize how childcare centres emerged both in Europe and Brazil in order to discuss these professionals’ theoretical support regarding academic studies. The mutual influence that occurs between educator and child is minded, giving emphasis to the unconscious material related to the educator’s childhood that emerges when dealing with the child. Lastly, psychology is seen as a theory and a listening method that could deal with the lack of emotional support received by these professionals both regarding their degree studies and their professional performance – which are problematized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompulsão à repetiçãopt_BR
dc.subjectRepetition compulsionen
dc.subjectEducator’s unconsciousen
dc.subjectEducadores infantispt_BR
dc.subjectEarly childhood educatoren
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUnconscious and early childhood educationen
dc.subjectInconscientept_BR
dc.titleA atuação profissional de educadores de creche e a compulsão à repetição : limitações do inconscientept_BR
dc.title.alternativeThe early childhood educators’ professional performance and the repetition compulsion : limitations of the unconsciousen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015533pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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