Brinquedo inclusivo para praças públicas : cadeirantes e não cadeirantes brincando juntos
Fecha
2016Autor
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Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) tem por objetivo a construção de um brinquedo para praças públicas em que crianças cadeirantes consigam brincar junto com as crianças não deficientes. O trabalho contém seis capítulos. O primeiro compreende o planejamento do projeto, o segundo a fundamentação teórica, o terceiro as especificações de projeto, o quarto o projeto conceitual, o quinto a apresentação do produto e o sexto o detalhamento do produto. A partir das informações adquiridas po ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) tem por objetivo a construção de um brinquedo para praças públicas em que crianças cadeirantes consigam brincar junto com as crianças não deficientes. O trabalho contém seis capítulos. O primeiro compreende o planejamento do projeto, o segundo a fundamentação teórica, o terceiro as especificações de projeto, o quarto o projeto conceitual, o quinto a apresentação do produto e o sexto o detalhamento do produto. A partir das informações adquiridas por pesquisas bibliográficas, por entrevistas, por observações e por visitas, constatou-se tanto o grande prejuízo no desenvolvimento das crianças cadeirantes por não poderem desfrutar dos espaços públicos para os momentos de lazer, quanto o grande prejuízo de não se possibilitar a inclusão. Com base nas informações coletadas, mostrou-se necessário o desenvolvimento de um brinquedo para praças públicas que se adequem a aspectos ergonômicos, funcionais e estéticos de diferentes usuários. O trabalho resultou na construção de um espaço de recreação com diversas funções. A multifuncionalidade foi importante para que crianças com diversos tipos de comprometimento motor tivessem a possibilidade de usar o brinquedo. Com isso, foi necessário a criação de um layout para agrupar todas as funções do produto. Foi considerado que esse layout tivesse bancos para os responsáveis acompanharem de forma próxima o momento de lazer das crianças. ...
Abstract
This paper aims to build a playground furniture that allows disabled children to play along with non-disabled children. The paper contains six chapters. The first comprises the project planning, the second comprises the theoretical foundation, the third, the project specifications, the fourth chapter comprises the conceptual design, the fifth, the product presentation and the sixth the product detailing. From the information acquired by researches, interviews, observation and visits, it was fou ...
This paper aims to build a playground furniture that allows disabled children to play along with non-disabled children. The paper contains six chapters. The first comprises the project planning, the second comprises the theoretical foundation, the third, the project specifications, the fourth chapter comprises the conceptual design, the fifth, the product presentation and the sixth the product detailing. From the information acquired by researches, interviews, observation and visits, it was found both great damage in the development of children who uses wheelchair for not being able to enjoy public spaces for leisure time, and the great loss on society for not promote inclusion. Based on the information collected, the development of a playground furniture that adapt the ergonomics, functional and aesthetic aspects for different users was proved necessary. The work resulted in the construction of a recreation space with several functions. Multifunctionality was important to enable children with different types of motor impairment use the playground furniture. This led to the creation of a layout that grouped all product functions together. Seats for those responsible for the children were considered in the layout allowing them to follow the children's leisure time. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Diseño (387)
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