6ª Bienal de artes visuais do Mercosul : reflexos do projeto pedagógico
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2008Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Porto Alegre sedia, desde 1997, a Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL. Este evento é uma das principais mostras de arte contemporânea da América Latina e reúne artistas não só da América como de outros continentes. Integra-se a Ação Educativa -AE- da Bienal o Projeto Pedagógico -PP- como subsídio para educadores e educadandos no ensino da arte, procurando aproximar a arte contemporânea do público visitante da mostra, fazendo-o (re)pensar a educação sob a perspectiva da arte. O objetivo dessa pe ...
Porto Alegre sedia, desde 1997, a Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL. Este evento é uma das principais mostras de arte contemporânea da América Latina e reúne artistas não só da América como de outros continentes. Integra-se a Ação Educativa -AE- da Bienal o Projeto Pedagógico -PP- como subsídio para educadores e educadandos no ensino da arte, procurando aproximar a arte contemporânea do público visitante da mostra, fazendo-o (re)pensar a educação sob a perspectiva da arte. O objetivo dessa pesquisa é observar os reflexos do PP da 6ª Bienal em escolas nas quais educadores e educandos tenham participado do projeto, visitado algum dos roteiros e recebido os kits com sugestões de exercícios críticos para serem desenvolvidos em sala de aula, investigando se estas usam o material oferecido pelo PP como ferramenta de aprendizagem nas aulas de arte/educação. O corpus de análise desta pesquisa é composto por entrevistas abertas com dez educadores de sete escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre/RS que visitaram a 6ª Bienal com seus educandos, conforme relatórios pesquisados na Fundação Bienal e com um educador em entrevista informal (fora do ambiente escolar). Nas entrevistas foi enfatizado o uso ou não do material pedagógico que é oferecido aos educadores pelo PP em sala de aula. A análise dos dados coletados permitiu a identificação do desenvolvimento de atividades em sala de aula por esses educadores que fazem uso das fichas com obras de artes e sugestões de atividades oferecidas pelo PP, não só na arte/educação como em outras disciplinas mesmo após o término da mostra. Com base nos dados analisados é possível concluir que o PP da 6ª Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL tem reflexos nas atividades desenvolvidas em sala de aula por esses educadores que têm as fichas da Bienal como ferramenta - e não raro a única - auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho cotidiano. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1949)
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