O perfil do professor de música do ensino médio e suas crenças de autoeficácia
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como temática as crenças de autoeficácia do professor que atua com o ensino de música no ensino médio. Este construto diz respeito às crenças do indivíduo sobre sua capacidade de executar determinados planos de ação para realizar tarefas específicas e está presente na Teoria da Autoeficácia (Bandura, 1997). Professores que têm sólidas crenças de autoeficácia têm mais comprometimento com o ensino, lidam de maneira mais eficaz com problemas de aprendizagem de alunos e com fatore ...
Este trabalho tem como temática as crenças de autoeficácia do professor que atua com o ensino de música no ensino médio. Este construto diz respeito às crenças do indivíduo sobre sua capacidade de executar determinados planos de ação para realizar tarefas específicas e está presente na Teoria da Autoeficácia (Bandura, 1997). Professores que têm sólidas crenças de autoeficácia têm mais comprometimento com o ensino, lidam de maneira mais eficaz com problemas de aprendizagem de alunos e com fatores acadêmicos estressantes, buscam inovações em suas práticas de ensino e procuram promover a autonomia e a confiança entre seus alunos. O objetivo geral foi investigar a relação entre o perfil de formação e atuação do professor que trabalha com o ensino de música no ensino médio e suas crenças de autoeficácia. Esta pesquisa utilizará uma parte da amostra da pesquisa geradora desenvolvida pelo grupo Formação e Atuação de Profissional em Música (FAPROM), intitulada “Mapeamento dos professores que trabalham com música na Educação Básica: um survey sobre sua formação, atuação e crenças de autoeficácia”, mais especificamente os professores do ensino médio. O método escolhido foi o survey baseado na internet, com um questionário composto por duas partes: a primeira, por questões objetivas que dizem respeito aos dados pessoais do professor; a segunda, pela Escala de Autoeficácia do Professor de Música. A amostra da pesquisa foi não probabilística, do tipo bola de neve. Para a análise dos dados, foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados apontaram haver relações entre a formação, a atuação e as crenças de autoeficácia dos professores desta amostra. O nível de escolaridade e as aprendizagens musicais de uma forma mais especializada foram as que pareceram exercer mais influência nas crenças de autoeficácia dos professores para ensinar música e para lidar com mudanças e desafios. Os professores que tiveram as maiores médias das crenças de autoeficácia para motivar os alunos foram aqueles que realizam atividades de musicalização infantil e a disciplina de música nas escolas. Os resultados também mostraram que os professores que se sentem mais capazes de lidar com mudanças e desafios são aqueles que atuam concomitantemente em outras etapas de ensino. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que se conheça o professor que atua com o ensino de música nesta etapa de ensino, trazendo dados relevantes para se pensar a formação docente e o fortalecimento da educação musical dentro das escolas. ...
Abstract
The purpose of this work is to investigate the relation between the education and professional profile of high school music teachers with their self-efficacy beliefs. Such construct concern the beliefs of the teachers in regard to their own capacity of following specific plans of action to perform explicit tasks. Teachers who have strong self-efficacy beliefs are better committed to their teachings, deal more efficiently with students’ learning problems and with stressful academic factors, purs ...
The purpose of this work is to investigate the relation between the education and professional profile of high school music teachers with their self-efficacy beliefs. Such construct concern the beliefs of the teachers in regard to their own capacity of following specific plans of action to perform explicit tasks. Teachers who have strong self-efficacy beliefs are better committed to their teachings, deal more efficiently with students’ learning problems and with stressful academic factors, pursue innovations in their teaching practices and aim to promote autonomy and self-confidence amidst their students. Bandura’s Self-Efficacy Theory served as the theoretical background. Self-efficacy beliefs are among the thoughts that exert most influence on human functioning; they are a central aspect of Social Cognitive Theory, which shows that personal, behavioral and environmental factors suffer a dynamic inter-relation to form human actions and thoughts. This research is a part of a major project developed by the group Education and Acting of Music Professional, called “Mapping teachers that work with music in basic education: a survey of their education, acting and self-efficacy beliefs”. It consists of an internet-based survey, divided in two parts: the first comprises objective questions concerning the teacher’s personal data; the second focuses on the Music Teacher’s Self- Efficacy Scale. The research used a non-probability sample of the snowball type Descriptive and inferential statistic tests were used for data analysis. The results showed the existence of a relationship between music teacher’s education and professional activities with their selfefficacy beliefs. Schooling level and specialized music training are the factors that seem to exert strongest influence on the teacher’s self-efficacy beliefs to teach music and to deal with changes and challenges. Teachers who demonstrated higher self-efficacy belief levels to motivate students were those that work with child musicalization and who teach specific music courses at schools. Results also show that teachers who feel they’re more capable to deal with changes and challenges are those that that also teach at academic levels other than high school. It is hoped that this work may contribute for a better knowledge of high school music teachers, bringing to light relevant data to understand teaching training and to strengthen musical education in schools. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License