A história da disciplina de handebol na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Goellner, Silvana Vilodre | pt_BR |
dc.contributor.author | Klanovicz, Jamile Mezzomo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-25T02:24:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157045 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é reconstruir a história da disciplina de Handebol na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde seu surgimento até os dias atuais. Para esta pesquisa foi utilizado como aporte teórico-metodológico, a História Oral, que se utiliza de fontes orais construídas por meio de entrevistas cedidas pelos sujeitos que fizeram/fazem parte ou possuíram algum envolvimento com esta disciplina. Além das entrevistas constituíram-se como fontes de pesquisa documentos do acervo institucional da Escola, assim como alguns cedidos ou emprestados pelas pessoas entrevistadas. O foco da pesquisa reside no surgimento da disciplina na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), tentando apreender como ocorreu o envolvimento dos professores que ministraram a disciplina, dos alunos com a prática desta modalidade esportiva, e a visibilidade que o Handebol adquiriu ao chegar às escolas através dos professores de Educação Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of the research is to reconstruct the history of the discipline of Handball in the School of Physical Education, Physiotherapy and Dance of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), from its inception to the present day. For this research was used as a theoretical-methodological contribution, Oral History, which is used from oral sources constructed through interviews provided by the subjects who did / are part or had some involvement with this discipline. In addition to the interviews, documents of the institutional collection of the School were constituted as sources of research, as well as some loaned or loaned by the persons interviewed. The focus of the research lies in the emergence of the discipline in the School of Physical Education, Physiotherapy and Dance (ESEFID), trying to understand how the involvement of the teachers who taught the discipline, the students with the practice of this sport, and the visibility that Handball Acquired upon reaching the schools through Physical Education teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Handball | en |
dc.subject | Handebol | pt_BR |
dc.subject | History | en |
dc.subject | História do esporte | pt_BR |
dc.subject | ESEFID | en |
dc.title | A história da disciplina de handebol na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Joras, Pamela Siqueira | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001018525 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License