Educação e desigualdade : implicações no contexto escolar
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natu ...
Este trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social. ...
Abstract
This work addresses social inequality in the school environment. Initially, it was a question of characterizing the schooling process in Brazil. The focus of the study was to verify how the processes of social inequality are reflected in school inequalities. We then analyze a specific case to understand how a school responds to social changes and if, in some way, it generates alternative elements to the hegemonic models of school organization. To carry out this qualitative study, research techn ...
This work addresses social inequality in the school environment. Initially, it was a question of characterizing the schooling process in Brazil. The focus of the study was to verify how the processes of social inequality are reflected in school inequalities. We then analyze a specific case to understand how a school responds to social changes and if, in some way, it generates alternative elements to the hegemonic models of school organization. To carry out this qualitative study, research techniques were chosen such as participant observation, interviews, documentary analysis and informal conversations. The results point to a new process of organization of new methods of school management. This construction tends to create an effective bond with the institution, causing the school to be at the forefront of social change processes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (744)
Este item está licenciado na Creative Commons License