Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luiz Paulo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156963pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores.pt_BR
dc.description.abstractThis work was conceived after the observation in classroom about the mismatch that exists, at the moment the teacher is teaching classes and the students, with their cell phones in hand, live in a parallel world, far cognitively from the teaching environment, where their bodies are. We immerse ourselves in Bourdieu's work in the theory of sociological education, making a comparison with structuralism.We note Giddens's approximations as well, when the young man is reflective, criticizing the school system and, in the area of virtual communication, we review the theory of "Communicative Ecosystem", developed in the studies of Ismar Soares. We seek to understand the environment itself, the purposes and the role of each agent involved in this environment, from the governmental structure, to the motives of the family. Finally, we present the conclusions of the cross-referencing of observations and interviews, in which students and teachers participated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCell phoneen
dc.subjectTelefone celularpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEducommunicationen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectCommunicative ecosystemen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleCelular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017404pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem