Mostrar el registro sencillo del ítem
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Luiz Paulo Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-21T02:35:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/156963 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work was conceived after the observation in classroom about the mismatch that exists, at the moment the teacher is teaching classes and the students, with their cell phones in hand, live in a parallel world, far cognitively from the teaching environment, where their bodies are. We immerse ourselves in Bourdieu's work in the theory of sociological education, making a comparison with structuralism.We note Giddens's approximations as well, when the young man is reflective, criticizing the school system and, in the area of virtual communication, we review the theory of "Communicative Ecosystem", developed in the studies of Ismar Soares. We seek to understand the environment itself, the purposes and the role of each agent involved in this environment, from the governmental structure, to the motives of the family. Finally, we present the conclusions of the cross-referencing of observations and interviews, in which students and teachers participated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cell phone | en |
dc.subject | Telefone celular | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Classroom | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Educommunication | en |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital media | en |
dc.subject | Communicative ecosystem | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001017404 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)