Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNicolazzi, Fernando Felizardopt_BR
dc.contributor.authorDias, Julia Helenapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:34:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156959pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, faço uma análise do ensaio Um Teto todo Seu (1929), de Virginia Woolf, buscando compreender a sua proposta de um papel prático para a história na vida das mulheres de seu presente. Penso que esta proposta de Woolf aproxima-se da categoria “passado prático” de Hayden White. Para problematizaras observações de Woolf sobre a identidade feminina utilizo a categoria de gênero de Joan Scott. Woolf ao partir da questão “as mulheres e a ficção”, ou como podemos interpretar as condições de possibilidade que as mulheres tiveram de escrever ou não, usando da história para demonstrar essas condições, encontra o apagamento das experiências das mulheres no passado. Como resposta, ela propõe uma interferência das próprias mulheres neste silenciamento. Ao sugerir que elas reescrevam a história, que elas pesquisem e contem sobre a vida das mulheres no passado. Para assim construir um modelo, uma tradição, uma história das mulheres no passado e que as levasse a compreender as opressões a que as mulheres estiveram sujeitas, em busca de possibilitar que o futuro fosse diferente. Relaciono estas análises e propostas de Woolf com as categorias de Koselleck, pois, ela fala de um “espaço de experiência”, projetando um “horizonte de expectativas”, horizonte esse em que as mulheres escreveriam poesia.pt_BR
dc.description.abstractIn this study, I make an analysis of the essay “A Room of One‟s Own” (1929) by Virginia Woolf. Then, I seek to comprehend her proposal of a practical role for history in women‟s life in her time. My perception is that Woolf‟s proposal has an approximation with the “practical past” category formulated by Hayden White. In order to problematize Woolf‟s observations about female identity, I use the gender category of Joan Scott. Woolf by starting from the issue “women and fiction” or by how we can interpret the conditions of possibility women had to write or not, using history to demonstrate these conditions, finds the deletion of women experiences in the past. As an answer, she proposes an interference by women themselves in this silencing, when Woolf suggests women to rewrite history, search and tell about women‟s life in the past. Then, to create a model, a tradition, a history of women in the past that could make them comprehend the oppressions to which they were subjected, could enable a different future. I connect this analysis and these proposals of Woolf with the categories of Koselleck, as she arguments about “space of experience” projecting a “horizon of expectations”, a horizon where women could write poetry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirginia Woolfen
dc.subjectWoolf, Virginia, 1882-1941pt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectWomen Historyen
dc.subjectIdentidade femininapt_BR
dc.subjectPractical pasten
dc.subjectOpressãopt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleAs mulheres e a escrita do tempo em Um teto todo seu, de Virginia Woolfpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016816pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples