Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRaizer, Leandropt_BR
dc.contributor.authorLucas, Lispt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:34:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156954pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reflete acerca dos valores dados por estudantes de Ensino Médio sobre juventude e ensino de Sociologia. Foram coletados dados através de 104 questionários semi-estruturados, em duas turmas do terceiro ano no terceiro trimestre escolar de 2015 e em duas turmas do primeiro ano no primeiro trimestre escolar de 2016 de uma escola pública estadual do Centro Histórico de Porto Alegre. Utilizou-se o método de análise de conteúdo para categorizar perguntas abertas na qual os alunos falaram de si, explicaram por que estudam e o que pretendem fazer após concluírem o Ensino Médio. Também foram aplicadas perguntas fechadas baseadas no Questionário Socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sobre as expectativas e as temáticas de interesse nas aulas de Sociologia. Da análise dos dados se revela a potencial organização da instituição, a presença de características juvenis, a conflitualidade entre trabalho, escola, obrigatoriedade do Ensino Médio e ingresso no Ensino Superior, ademais o anseio por aulas dinâmicas que abordem questões sociais. Relata-se como o instrumento criou aulas de desempenho satisfatório durante o estágio docente. Diante disso, busca-se discutir, sob o enfoque sociológico, a história da obrigatoriedade da disciplina e os desafios para o ensino de Sociologia no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractThe present work reflects on the values given by students of High School about youthness and teaching of Sociology. Data were collected through 104 semi-structured questionnaires, in two third-grade classes in the third quarter of 2015 and in two first-year classes in the first quarter of 2016 of a state public school in the Historical Center of Porto Alegre. The content analysis method was used to categorize open questions in which students talked about themselves, explained why they study and what they want to do after finishing high school. Closed questions were also applied based on the Socioeconomic Questionnaire of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), about expectations and topics of interest in Sociology classes. The analysis of the data reveals the potential organization of the institution, the presence of juvenile characteristics, the conflict between work, school, compulsory secondary education and entry into higher education, in addition to the desire for dynamic classes that address social issues. It is reported how the instrument created satisfactory performance classes during the teaching internship. In view of this, it is sought to discuss, under the sociological approach, the history of the compulsory discipline and the challenges for the teaching of Sociology in High School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia : Ensino médiopt_BR
dc.subjectTeaching of sociologyen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectYouthnessen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleA juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017498pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem