Distinção e educação no RS : estudo comparado do nível educacional dos eleitores e dos deputados estaduais eleitos (2015-2019)
View/ Open
Date
2016Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
Este trabalho aborda a distinção social com base no nível educacional dos indivíduos. Em um primeiro momento, são considerados dados educacionais da população gaúcha, permeados pela discussão sobre desigualdade escolar. Em um segundo momento, tendo como base alguns indicadores de posição social (classificações profissionais e titulações escolares/acadêmicas) dos deputados estaduais eleitos no RS (2015-2019), procura-se identificar se o nível escolar dos parlamentares é um recurso prévio importa ...
Este trabalho aborda a distinção social com base no nível educacional dos indivíduos. Em um primeiro momento, são considerados dados educacionais da população gaúcha, permeados pela discussão sobre desigualdade escolar. Em um segundo momento, tendo como base alguns indicadores de posição social (classificações profissionais e titulações escolares/acadêmicas) dos deputados estaduais eleitos no RS (2015-2019), procura-se identificar se o nível escolar dos parlamentares é um recurso prévio importante e quais outros podem ser reconvertidos em trunfos eleitorais. O objetivo é explorar e comparar esses campos tendo em vista que a distribuição desigual de capitais na estrutura social hierarquizada influencia o ingresso e a trajetória dos indivíduos em cada campo. ...
Abstract
This paper addresses the social distinction based on the educational level of individuals. In a first moment, are considered educational data population, permeated by the discussion about inequality. In a second moment, based on some indicators of social status (professional and academic qualifications) of State representatives elected in the RS (2015-2019), seeks to identify if the school level of parliamentarians is an important and prior resource which others can be converted into electoral ...
This paper addresses the social distinction based on the educational level of individuals. In a first moment, are considered educational data population, permeated by the discussion about inequality. In a second moment, based on some indicators of social status (professional and academic qualifications) of State representatives elected in the RS (2015-2019), seeks to identify if the school level of parliamentarians is an important and prior resource which others can be converted into electoral trumps. The objective is to explore and compare these fields considering that the uneven distribution of capital in hierarchical social structure influences the ticket and the trajectory of the individuals in each field. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License