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dc.contributor.advisorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.contributor.authorUmann, Ágathapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-20T02:34:11Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156928pt_BR
dc.description.abstractA partir da minha experiência no primeiro estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Letras – Inglês pude perceber a utilidade do Livro Didático (LD) em sala de aula e a necessidade de o professor saber usar esse instrumento em seu favor e de seus alunos. Sabe-se que alguns LDs são planejados para diferentes contextos, e acabam propondo textos e tarefas que não se enquadram na realidade de alguns alunos. Dessa forma, os alunos não se sentem motivados a participar das aulas e discussões, por não conseguirem fazer nenhum tipo de relação com a sua vivência. Como professora, foi possível refletir sobre a minha prática em sala de aula e, como uma eterna aluna sempre aprendendo coisas novas,reconhecer a importância de saber o que os meus alunos gostam e não gostam.Tudo isso me conduziu ao objetivo principal deste trabalho: propor adaptações de algumas tarefas sugeridas no livro "Choices", utilizado em um curso livre de inglês de Porto Alegre, com o propósito de promover um aprendizado mais significativo para os alunos através de textos e tarefas mais conectados com suas realidades. As adaptações apresentadas foram baseadas nas preferências observadas dos alunos e foram descritas usando critérios de adaptação propostos por McDonough e Shaw (1993): adição,omissão e modificação. Foi possível concluir que o uso do LD pode ser proveitoso quando o professor tem o discernimento de quando é necessário alterar elementos ou assuntos para tornar sua prática mais relevante para os alunos.pt_BR
dc.description.abstractBased on my first internship experience, I could notice the utility of the textbook in the classroom and the necessity of the teacher knowing how to use this instrument in his/her favor and his/her students. It is known that some textbooks are planned in different contexts and end up proposing texts and tasks that do not square in their reality. Thus, the students do not feel motivated to participate in class and discussions, because they can not make any kind of relationship with their experience. As a teacher , it was possible to reflect on my practice in the classroom and as an eternal student, always learning new things , recognizing the importance of knowing what my students like and dislike .All this led me to the main objective of this work : propose adaptations of some tasks suggested in "Choices", a book used in a language school of Porto Alegre in order to promote a more meaningful learning for students through texts and more connected tasks with their realities.The presented adaptations were based on observed preferences of students and were described using adaptive criteria proposed by McDonough and Shaw (1993): addition, omission and modification. It was possible to conclude that the use of textbook can be helpful when the teacher has the discernment when he/she needs to change elements or issues to make his/her practice more important for students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectLivro didático no ensino de línguaspt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectTasksen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA adaptação do livro didático em um curso livre de inglêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016024pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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