Show simple item record

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorBinfaré, Carlapt_BR
dc.date.accessioned2009-04-29T04:12:41Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15681pt_BR
dc.description.abstractCom o trabalho em sala de aula, em classes de Educação Infantil em uma escola da rede particular de Porto Alegre, mostro a incidência de estereotipias no desenho de crianças entre 5 e 6 anos. O texto traz algumas possibilidades de ações para ajudar a construir um desenho significativo e singular em sua expressão. Ao tratar do problema da referência, indiretamente o texto questiona o papel da escola dentro de uma cultura pautada por modelos, produzindo um dado espaço de conhecimento e uma determinada transmissão de imagens. Esse trabalho pesquisa a construção do desenho infantil, arte e estereótipos, trazendo as idéias e teorias vigentes sobre grafismo infantil de autores na área da arte e educação, como Kellogg, Iavelberg, Pillar, entre outros. Sua conclusão é de que mais do que faixa etária, nível cognitivo ou contexto social, são as diferentes experiências e condições de produção oferecidas às crianças que marcam seus desenhos traços e formulações gráficas de uma maneira diferente ou não.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.titleConstruções no desenho infantil : dos modelos referenciais à problematização dos estereótipospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000688480pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Pedagogia da Artept_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record