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dc.contributor.advisorHennigen, Inespt_BR
dc.contributor.authorMion, Mirian Raquel Buizpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-14T02:21:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156745pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre o acompanhamento cartográfico realizado acerca do Movimento Infância Livre de Consumismo (MILC). O MILC é uma iniciativa promovida por mães, pais e cidadãos que lutam quanto aos aspectos do consumo que julgam ser prejudicial: o consumismo promovido pela publicidade dirigida a crianças. Tal movimento atua em prol da regulação da publicidade infantil em solo brasileiro. Este trabalho é constituído por uma introdução que traz o contexto da pesquisa e a trajetória da pesquisadora, acrescido de dois artigos que versam sobre os aspectos importantes sobre o Movimento. O primeiro artigo intitulado de “O uso das redes sociais como espaço de lutas quanto à publicidade infantil” tem como objetivo apresentar e discutir o surgimento e desdobramentos do MILC. O segundo artigo “Problematizando o consumismo na infância a partir do olhar do Movimento Infância Livre de Consumismo" versa sobre a concepção do MILC quanto ao construto consumismo em contraponto com algumas abordagens de outros autores. Ao final, faço uma retomada dos principais pontos discutidos e verso sobre outras possibilidades e desdobramentos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation addresses the cartographic monitoring conducted on the Movement for a Consumerism-Free Childhood (Movimento Infância Livre de Consumismo- MILC). The MILC is an initiative by mothers, fathers and citizens to fight aspects of consumption they see as harmful: consumerism promoted by advertising aimed at children. The movement advocates regulation of children’s advertising in Brazilian territory. This work consists of an introduction that presents the study’s context and the researcher’s work history as well as two articles that address important aspects of the Movement. The first article – The use of social networks such as fighting space as child advertsing – aims to present and discuss the emergence and consequences of the MILC. The second article – Questioning consumerism in childhood from the look of the Movement for a Consumerism-Free Childhood – addresses the MILC’s view on consumerism compared to some approaches by other authors. At the end, I resume the main points discussed and address other possibilities and developments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumerismen
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectPublicidade infantilpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAdvertising childen
dc.subjectMovement for a Consumerism-Free Childhooden
dc.subjectUnconscionabilityen
dc.subjectResolution 163 - CONANDAen
dc.titleOs movimentos do movimento infância livre de consumismo : problematizando o consumismo e a infânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017419pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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