Proposta de educação ambiental: a educação ambiental integral no ambiente escolar e seus pressupostos éticos e sociais
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Partindo do pressuposto de que uma nova ética socioambiental se faz necessária e da necessidade de uma lógica ecocêntrica, esta pesquisa objetivou através da lei 9795/99 do Plano Nacional de Educação Ambiental propor novas práticas de educação do meio ambiente nas escolas. A proposta desta pesquisa visa a complementação e a integração de práticas sustentáveis como a implantação de pontos de coleta seletiva nas escolas, comercialização dos resíduos sólidos, compostagem dos resíduos orgânicos e a ...
Partindo do pressuposto de que uma nova ética socioambiental se faz necessária e da necessidade de uma lógica ecocêntrica, esta pesquisa objetivou através da lei 9795/99 do Plano Nacional de Educação Ambiental propor novas práticas de educação do meio ambiente nas escolas. A proposta desta pesquisa visa a complementação e a integração de práticas sustentáveis como a implantação de pontos de coleta seletiva nas escolas, comercialização dos resíduos sólidos, compostagem dos resíduos orgânicos e a implementação de hortas escolares. As aplicações dos recursos obtidos nestas atividades podem ser convertidas em equipamentos que proporcionem qualidade de vida aos discentes, bem como melhorias na estrutura predial e arquitetônica das escolas visando à ecoeficiência energética. Tal projeto apoia-se na ação prática e na formação de multiplicadores lembrando que a Educação Ambiental é tratada como tema transversal, cabível nas mais diversas disciplinas. ...
Abstract
Starting from the assumption that a new socio-environmental ethics becomes necessary and with an ecocentric logic, this research aimed through the law 9795/99 of the National Environmental Education Plan to propose new practices of environmental education in schools. The purpose of this research is to complement and integrate sustainable practices such as the implementation of selective collection points in schools, commercialization of solid waste, composting of organic waste and the implement ...
Starting from the assumption that a new socio-environmental ethics becomes necessary and with an ecocentric logic, this research aimed through the law 9795/99 of the National Environmental Education Plan to propose new practices of environmental education in schools. The purpose of this research is to complement and integrate sustainable practices such as the implementation of selective collection points in schools, commercialization of solid waste, composting of organic waste and the implementation of school gardens. The applications of the resources obtained in these activities can be converted into equipments that provide quality of life to the students, as well as improvements in the buildings of schools aiming at eco-efficiency. This project supports the practical action and training of multipliers remembering that Environmental Education is treated as a transversal theme, applicable in the most diverse disciplines. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License