Tai chi chuan e seus desdobramentos na saúde pública : uma revisão de literatura do pensamento chinês às práticas integrativas
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente investigação aborda, a partir de uma revisão de literatura, a prática corporal Tai Chi Chuan (TC) e suas possíveis interfaces com a saúde pública; dando ênfase à Atenção Básica de Saúde (ABS). Primeiramente, são abordados os princípios e conceitos fundamentais que integram a visão chinesa de saúde e, por consequência, a visão de corpo e movimento do TC, visando proporcionar elementos oriundos deste pensamento e prática, que auxiliem na atenção e no cuidado nos serviços públicos de sa ...
A presente investigação aborda, a partir de uma revisão de literatura, a prática corporal Tai Chi Chuan (TC) e suas possíveis interfaces com a saúde pública; dando ênfase à Atenção Básica de Saúde (ABS). Primeiramente, são abordados os princípios e conceitos fundamentais que integram a visão chinesa de saúde e, por consequência, a visão de corpo e movimento do TC, visando proporcionar elementos oriundos deste pensamento e prática, que auxiliem na atenção e no cuidado nos serviços públicos de saúde. Logo, contextualizo o TC no Sistema Único de Saúde (SUS), no qual ele compõe oficialmente o grupo de Práticas Integrativas e Complementares (PIC), legitimadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em relação a esta política, são levantadas algumas discussões quanto à sua nomenclatura e alguns desafios político-institucionais para sua consolidação e, consequente, pluralização terapêutica nos serviços de saúde pública. No que diz respeito à ABS, ela é destacada como o nível de atenção mais propício para o desenvolvimento das PIC. Além disso, PIC e ABS, apesar de suas peculiaridades, apresentam afinidades e semelhanças referentes à perspectiva contra-hegemônica no campo da saúde, baseadas numa visão ampliada do processo saúde-doença. Após esta revisão de literatura geral, apresento um relato de experiência na ABS do município de Porto Alegre (RS), na qual tive a oportunidade de experienciar a prática do TC, e a do profissional de Educação Física sob diferentes formas de pensar e de agir em saúde. ...
Abstract
The present investigation approaches, from a literature review, Tai Chi Chuan (TC) body practice and its possible interfaces with public health; With an emphasis on Primary Health Care (PHC). Firstly, the principles and fundamental concepts that integrate the Chinese vision of health and, consequently, the body vision and movement of the TC, are addressed, aiming to provide elements from this thought and practice, that help in the attention and care in the public services of Cheers. Therefore, ...
The present investigation approaches, from a literature review, Tai Chi Chuan (TC) body practice and its possible interfaces with public health; With an emphasis on Primary Health Care (PHC). Firstly, the principles and fundamental concepts that integrate the Chinese vision of health and, consequently, the body vision and movement of the TC, are addressed, aiming to provide elements from this thought and practice, that help in the attention and care in the public services of Cheers. Therefore, I contextualize the TC in the Unified Health System (UHS), in which it officially composes the group of Integrative and Complementary Practices (ICP), legitimized in the National Policy on Integrative and Complementary Practices (NPICP). In relation to the NPICP, some discussions about its nomenclature and some political-institutional challenges for its consolidation and, consequently, therapeutic pluralization in the public health services are raised. With regard to PHC, it is highlighted as the level of attention most conducive to the development of ICP. In addition, ICP and PHC, despite their peculiarities, present affinities and similarities regarding the counter-hegemonic perspective in the field of health, based on an expanded view of the health-disease process. After this review of general literature, I present an experience report on PHC in the city of Porto Alegre (RS), in which I had the opportunity to experience the practice of TC, and that of the Physical Education professional under different perspectives of thinking and acting In health. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License