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dc.contributor.advisorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Raul Costa dept_BR
dc.date.accessioned2017-03-31T11:36:43Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156461pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é introduzir para os professores e professoras de História algumas das principais discussões em diferentes áreas do conhecimento sobre a vida cotidiana, apresentando esta como uma perspectiva possível e importante para ser utilizada na abordagem de diferentes conteúdos em sala de aula. Para isso, a partir da retomada de algumas reflexões sobre a relação entre História e Literatura, propomos quatro contos de Machado de Assis como recursos para o ensino de dois temas: a escravidão e o paternalismo no período conhecido como Segundo Reinado (1840-1889). Os contos selecionados foram: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) e Pai contra Mãe (1906). O resultado desta proposta pedagógica foi a produção de um material didático, denominado Caderno do Professor, voltado para professores de História do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste material, apresentam-se interpretações possíveis dos contos, de acordo com o objetivo de aprendizagem proposto, bem como algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As atividades sobre o conto Pai contra Mãe foram aplicadas, e seus resultados analisados ao final desta pesquisa, permitindo algumas reflexões sobre a trajetória percorrida por educadores entre a elaboração dos objetos de aprendizagem até o conhecimento construído com os alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is introduce to history teachers some of the main discussions in differente areas of knowledge about everyday life, presenting this as a possible and important perspective to be used in different content approach in classroom. For this, we present some reflections about the relationship between History and Literature and propose four Machado de Assis’ stories as resources for the teaching of two themes: slavery and paternalism in the period of the brazilian history known as Segundo Reinado (1840-1889). The stories selected were: Virginius: história de um advogado (1864); Mariana (1871); Uns braços (1896) and Pai contra Mãe (1906). The result of this pedagogical proposal was the production of a didactic material, called Caderno do Professor, to be used by History teacher’s from 8th grade of elementary school. In this material, we present possible interpretations of the stories, according to the objective of the proposed learning, also some suggestions for activities to be developed in the classroom. The activities of the Pai contra Mãe storie were applied, and the results analyzed at the end of this research, allowing some reflections about the trajectory coursed by educators between the development of learnig objects until the knowledge constructed with the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectAssis, Machado de, 1839-1908pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEveryday lifeen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSlaveryen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPaternalismen
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectPaternalismopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleEnsino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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