Análise da gestão financeira dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo sobre a alocação dos recursos de custeio e o corte orçamentário de 2015
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho tem por objetivo a realização de uma análise da gestão financeira dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conveniados com a CAPES através do PROAP, tendo como foco o corte no orçamento no ano de 2015 e suas consequências. Para isso foi buscado um referencial teórico a fim de delimitar os assuntos a serem abordados e construir um conhecimento prévio que permitisse compreender o contexto da pós-graduação e avaliar as principais despesas, o desemp ...
Este trabalho tem por objetivo a realização de uma análise da gestão financeira dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conveniados com a CAPES através do PROAP, tendo como foco o corte no orçamento no ano de 2015 e suas consequências. Para isso foi buscado um referencial teórico a fim de delimitar os assuntos a serem abordados e construir um conhecimento prévio que permitisse compreender o contexto da pós-graduação e avaliar as principais despesas, o desempenho e a eficiência da gestão. A coleta de dados, além dos dados secundários obtidos através das prestações de contas de 2011 a 2015, se deu através do método de entrevistas semiestruturadas, observação e análise das informações fornecidas pela própria instituição. A partir disso, foi realizado um panorama geral de todas as despesas da pós-graduação ao longo de cinco anos, com o intuito de tornar possível a comparação, a percepção de tendências e o entendimento da situação após o contingenciamento do orçamento de custeio. Tornou-se possível constatar, então, que o percentual dos gastos com passagens e diárias aumentou no período, sobrando menos recursos para publicação de conteúdos científico-acadêmicos, manutenção dos laboratórios de ensino e pesquisa e atividades relativas ao desenvolvimento dos alunos. Em razão disso, foram propostas a implantação do PDCA e a realização de bancas por videoconferência como formas de equilibrar as despesas e aumentar a eficiência da gestão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Administração Pública Contemporânea.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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