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Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Becker, Maria Luiza Rheingantz | pt_BR |
dc.contributor.author | Pierosan, Maristela Rates | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-11T04:12:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/15335 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se através de observações dos sujeitos-focos e sujeitos-referência no contexto de sala de aula e entrevistas clínicas individuais com cada sujeito. Os conceitos de sujeito histórico e classe social partem dos pressupostos marxistas. As categorias de análise para a construção desses conceitos são a cooperação, descentração e capacidade de realizar agrupamentos. Utilizou-se o referencial teórico da Epistemologia Genética. Estudos na área das Ciências Sociais, a partir da teoria de Piaget, apontam para a possibilidade de defasagem na construção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação às Ciências Naturais. Para a análise desse aspecto tomou-se, como referência, os estudos de Juan Delval. Os dados da pesquisa mostram a importância do contexto de sala de aula como possibilidade de reduzir essa defasagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis is a multiple-cases study about the learning in History. The main focus of this study is the construction of the concept of historical subject and social classes by students from the final grades of Elementary School. The investigation was made through observation of the focus subject and reference subject, in the classroom context and individual clinical interviews with the subject. The concepts of historical subject and social classes have a Marxist background. The categories of analysis of the construction of these concepts are cooperation, decentering and the ability to make groupings. The theoretical reference used in this thesis is Genetic Epistemology. Studies in the Social Science areas, from Piaget’s theory, point to the possibility of decalage in the construction of knowledge in Social Science in relation to Natural Science. For the analysis of this aspect, it was taken as reference the studies of Juan Delval. The research data show the importance of classroom context with the possibility reducing this decalage. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | History | en |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Genetic epistemology | en |
dc.subject | Epistemologia genética | pt_BR |
dc.subject | Subject | en |
dc.subject | Sujeito | pt_BR |
dc.subject | Social class | en |
dc.subject | Classe social | pt_BR |
dc.subject | Delval, Juan Antonio | pt_BR |
dc.subject | Delval, Juan Antonio | en |
dc.title | Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000671400 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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