Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, J. R. dapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-25T02:30:36Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1850-6666pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153111pt_BR
dc.description.abstractOs professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades, de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar esta passagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada na aprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e, posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar a diferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípios aditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas.pt_BR
dc.description.abstractTeachers attending extension, specialization and continuing education courses have to face several difficulties, one of those being of ample spectrum: to pass from the positive posture to the constructivist one. This study aims to render soothe the process by suggesting a way through which learners and teachers attain a cognitive evolution founded on meaningful learning (Ausubel, 1978). To that end, a didactic material was developed (support text) which was afterward put to the test on a group (32 students) of a specialization course. The criteria adopted to measure progressive differentiation (PD) and integrating reconciliation (IR) in the combinatory real, from the additive and multiplicative principles, were the conceptual selection, the exclusivity and the significant relation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista electrónica de investigación en educación en ciencias. Buenos Aires. Vol. 2, no. 2 (jul./dic. 2007), p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAdvance organizeren
dc.subjectSupport text in combinatoryen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectTeachers graduationen
dc.subjectDidactics in mathematicsen
dc.titleUso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000969141pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record