Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio
dc.contributor.author | Silva, J. R. da | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-25T02:30:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1850-6666 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/153111 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades, de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar esta passagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada na aprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e, posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar a diferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípios aditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Teachers attending extension, specialization and continuing education courses have to face several difficulties, one of those being of ample spectrum: to pass from the positive posture to the constructivist one. This study aims to render soothe the process by suggesting a way through which learners and teachers attain a cognitive evolution founded on meaningful learning (Ausubel, 1978). To that end, a didactic material was developed (support text) which was afterward put to the test on a group (32 students) of a specialization course. The criteria adopted to measure progressive differentiation (PD) and integrating reconciliation (IR) in the combinatory real, from the additive and multiplicative principles, were the conceptual selection, the exclusivity and the significant relation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista electrónica de investigación en educación en ciencias. Buenos Aires. Vol. 2, no. 2 (jul./dic. 2007), p. 1-12 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Advance organizer | en |
dc.subject | Support text in combinatory | en |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Teachers graduation | en |
dc.subject | Didactics in mathematics | en |
dc.title | Uso de um texto de apoio como organizador prévio : combinatória para o ensino fundamental e ensino médio | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000969141 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39558)Exact and Earth Sciences (6036)