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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorMüller, Betina Isabel Henzpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T02:25:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153100pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema principal o estudo dos profissionais da Educação Infantil no Município de Cachoerinha. A questão norteadora da pesquisa é como se compreendem as problemáticas em torno da função, do papel e do reconhecimento dos profissionais da Educação Infantil no Município de Cachoerinha e quais suas implicações na prática. O estudo apresenta uma contextualização de alguns processos sociais e culturais vivenciados nas Escolas de Educação Infantil. Objetivo central da pesquisa é analisar de que maneira se constitui a identidade desse profissional da Educação Infantil que tem a função de Atendente. Os principais referenciais teóricos que fundamentam o estudo são os conceitos de profissionalidade docente, pautado na compreensão da ação, com base teórica, com as crianças e seus familiares e o conceito de docência na Educação Infantil, que compreende como uma docência com um a especificidade do cuidar/educar. Já a abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com o objetivo de compreender a questão a partir da análise de documentos legais, como os Planos de Carreira Municipais dos Professores e dos Atendentes, assim como seus respectivos editais de concurso. Também compõem esta pesquisa entrevistas semiestruturadas com três Atendentes de Educação Infantil do Município. A partir da análise desses documentos e das entrevistas, é possível perceber como isso se reflete na prática, em que o Atendente é um servidor que possui, menos direitos e menos prestígio que os Professores, mas executa sua função docente, sem deixar de lutar por seus direitos, a fim de ser reconhecido e valorizado. Este trabalho vem com a proposta de contribuir com a discussão, apresentada nesta pauta de reivindicações de 2016 do Sindicato Municipal de Cachoeirinha (SIMCA), a fim de motivar a busca pelo reconhecimento e pela valorização do Atendente de Educação Infantil, para que ele faça valer a sua voz.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDe Atendente a Professora : um estudo sobre o profissional da Educação Infantil no Município de Cachoeirinhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013855pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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