De Atendente a Professora : um estudo sobre o profissional da Educação Infantil no Município de Cachoeirinha
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2016Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como tema principal o estudo dos profissionais da Educação Infantil no Município de Cachoerinha. A questão norteadora da pesquisa é como se compreendem as problemáticas em torno da função, do papel e do reconhecimento dos profissionais da Educação Infantil no Município de Cachoerinha e quais suas implicações na prática. O estudo apresenta uma contextualização de alguns processos sociais e culturais vivenciados nas Escolas de Educação Infantil. Objetivo central da pesquisa é an ...
Este trabalho tem como tema principal o estudo dos profissionais da Educação Infantil no Município de Cachoerinha. A questão norteadora da pesquisa é como se compreendem as problemáticas em torno da função, do papel e do reconhecimento dos profissionais da Educação Infantil no Município de Cachoerinha e quais suas implicações na prática. O estudo apresenta uma contextualização de alguns processos sociais e culturais vivenciados nas Escolas de Educação Infantil. Objetivo central da pesquisa é analisar de que maneira se constitui a identidade desse profissional da Educação Infantil que tem a função de Atendente. Os principais referenciais teóricos que fundamentam o estudo são os conceitos de profissionalidade docente, pautado na compreensão da ação, com base teórica, com as crianças e seus familiares e o conceito de docência na Educação Infantil, que compreende como uma docência com um a especificidade do cuidar/educar. Já a abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com o objetivo de compreender a questão a partir da análise de documentos legais, como os Planos de Carreira Municipais dos Professores e dos Atendentes, assim como seus respectivos editais de concurso. Também compõem esta pesquisa entrevistas semiestruturadas com três Atendentes de Educação Infantil do Município. A partir da análise desses documentos e das entrevistas, é possível perceber como isso se reflete na prática, em que o Atendente é um servidor que possui, menos direitos e menos prestígio que os Professores, mas executa sua função docente, sem deixar de lutar por seus direitos, a fim de ser reconhecido e valorizado. Este trabalho vem com a proposta de contribuir com a discussão, apresentada nesta pauta de reivindicações de 2016 do Sindicato Municipal de Cachoeirinha (SIMCA), a fim de motivar a busca pelo reconhecimento e pela valorização do Atendente de Educação Infantil, para que ele faça valer a sua voz. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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