Fisiologia vegetal e a recontextualização do conteúdo : da graduação aos livros escolares
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
As Ciências Biológicas, incluindo a Fisiologia Vegetal, são uma das áreas responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia. Na escola, os alunos tem acesso a estas áreas de estudos por meio de disciplinas de Ciências e Biologia, que utilizam livro-texto como material didático. O conteúdo deste material é recontextualizado, para agregar significância ao conteúdo. Estudou-se quatro coleções escolares e uma universitária, como referências. Os livros foram avaliados quali-quantitativamente por meio ...
As Ciências Biológicas, incluindo a Fisiologia Vegetal, são uma das áreas responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia. Na escola, os alunos tem acesso a estas áreas de estudos por meio de disciplinas de Ciências e Biologia, que utilizam livro-texto como material didático. O conteúdo deste material é recontextualizado, para agregar significância ao conteúdo. Estudou-se quatro coleções escolares e uma universitária, como referências. Os livros foram avaliados quali-quantitativamente por meio de contagem de elementos do corpo do livro relacionados à Fisiologia Vegetal. Observou-se diferenças entre os conteúdos mais presentes no livro universitário e nos escolares. Percebeu-se, também, similaridade entre livros escolares, com exemplos repetidos, além de termos técnico-científicos que dificultam a leitura. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License