Relações públicas e cooperativismo: o uso do informativo na comunicação com os associados de uma cooperativa
Fecha
2014Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este estudo possui como objetivo principal estudar Relações Públicas e comunicação dirigida, destacando a importância de instrumentos informativos para a implementação e a manutenção de relacionamentos com públicos de organizações cooperativas. A fim de obter este propósito, foi desenvolvido um estudo de caso, exploratório, tendo como objeto de estudo a Cooperativa Santa Clara Ltda, localizada na cidade de Carlos Barbosa (RS). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográ ...
Este estudo possui como objetivo principal estudar Relações Públicas e comunicação dirigida, destacando a importância de instrumentos informativos para a implementação e a manutenção de relacionamentos com públicos de organizações cooperativas. A fim de obter este propósito, foi desenvolvido um estudo de caso, exploratório, tendo como objeto de estudo a Cooperativa Santa Clara Ltda, localizada na cidade de Carlos Barbosa (RS). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, principalmente sobre os temas Relações Públicas e Cooperativismo, e uma pesquisa documental, com a finalidade de angariar dados e informações sobre a Cooperativa estudada. A partir da análise realizada, através da técnica da Análise de Conteúdo, de edições do Informativo Cooperleite, observou-se que este instrumento de comunicação é muito utilizado para informar, muitas vezes com o objetivo de angariar uma imagem de credibilidade e tradição e não de ser instrumento de disseminação do cooperativismo, enquanto modelo de organização, cumprindo, assim, com sua primeira proposta, que é de implementar o relacionamento entre associados e Cooperativa. Percebeu-se, ainda, que a Santa Clara opera de acordo com a lógica técnica de cooperativa, com a participação de seus membros nos processos decisórios e na partilha dos retornos financeiros. Porém, o cooperativismo como doutrina é pouco explorado, visto que a participação dos associados, percebida mediante os textos do Informativo, restringe-se mais ao espaço econômico. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36652)Tesinas Comunicación Social (1829)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License