Vivências matemáticas no planejamento para a educação de crianças de 0 a 3 anos
Fecha
2016Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente estudo, de abordagem qualitativa e inspirado nos estudos de caso, teve o objetivo de compreender “Como professoras de Educação Infantil mobilizam vivências que potencializarão conhecimentos matemáticos futuros quando organizam a rotina e o planejamento de atividades para crianças de 0 a 3 anos?”. Para a produção do material empírico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras de uma instituição de Educação Infantil de Porto Alegre. Os principais referenciais t ...
O presente estudo, de abordagem qualitativa e inspirado nos estudos de caso, teve o objetivo de compreender “Como professoras de Educação Infantil mobilizam vivências que potencializarão conhecimentos matemáticos futuros quando organizam a rotina e o planejamento de atividades para crianças de 0 a 3 anos?”. Para a produção do material empírico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras de uma instituição de Educação Infantil de Porto Alegre. Os principais referenciais teóricos utilizados foram as produções das autoras Maria Carmem Barbosa (2006), Marita Redin (2012) e Luciana Ostetto (2002) para caracterizar o conceito de rotina e para examinar a organização e a função do planejamento na Educação Infantil. Também foi analisado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Meus resultados evidenciam que as professoras de Educação Infantil, quando planejam, mobilizam vivências, partindo do entendimento que a criança e seu desenvolvimento são o centro do trabalho pedagógico e buscando inspiração nas experiências adquiridas em práticas de docência compartilhada. As vivências matemáticas que são consideradas no planejamento dizem respeito a um conjunto de interações e práticas que tratam da noção de espaço, quantidade, contagem e ordenação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37922)Tesinas Pedagogía (1437)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License